Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Mudar todos os TVDE para elétricos pode não ser solução para diminuir emissões

By on 8 Junho, 2023

Será que mudar todos os TVDE para veículos elétricos pode trazer benefícios no que diz respeito às emissões de carbono? Segundo um estudo da Universidade do Michigan, não.

A Uber e a Lyft têm um plano em cima da mesa para tornar toda a sua frota elétrica em 2030, para diminuir o impacto ambiental dos seus carros. Mas um estudo levado publicado na revista Environmental Science & Technology concluiu que essa alteração traria ganhos mínimos. Segundo o estudo, a substituição de todos os atuais veículos TVDE por veículos elétricos eliminaria as emissões de gases de escape, mas o benefício global para a sociedade continuaria a ser reduzido – apenas 3% por viagem, em média.

Esses resultados baseiam-se na modelação de mais de um milhão de viagens Uber e Lyft utilizando dados recolhidos na área de Chicago de 2019 a 2022, com uma média de cerca de 300 000 viagens diárias antes da pandemia, o que a tornava um dos maiores mercados de transporte de passageiros do país.

Apesar da implementação dos veículos elétricos levar a uma redução de quase 45% da emissão vinda dos automóveis, estima-se que haja um aumento de 6 a 11% das emissões vindas das centrais de produção de energia elétrica. Além disso, com a falta de postos de recarregamento, a procura desses postos faria aumentar a probabilidade de trânsito e consequentes acidentes.

Apesar de ser apenas um estudo feito localmente, vemos que a solução elétrica tem de ser vista com cuidado e que nem sempre uma solução aparentemente lógica não traz mudanças significativas. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)