Os cinco melhores anúncios de automóveis do Superbowl deste ano
Stellantis revela uma forte presença relacionada com a mobilidade no CES 2023

Motor Pentastar V6 mild-hybrid na Europa para as RAM 1500 Big Horn, Laramie e Rebel

By on 8 Junho, 2023

A RAM expande a gama de motores na Europa: o Pentastar V6 mild-hybrid de 3,6 litros estará disponível na RAM 1500 Big Horn, RAM 1500 Laramie e RAM 1500 Rebel. A marca norte-americana introduzi mais uma novidade no mercado europeu.

Nos próximos dias, a marca americana vai introduzir o grupo motopropulsor Pentastar V6 eTorque de 3,6 litros também na Europa, voltando a concentrar-se neste mercado, como tem feito nos últimos meses. Além disso, no âmbito do plano de produto da RAM, a apresentação deste motor insere-se num processo de convergência para grupos motopropulsores com baixas emissões de carbono.

A própria competição será o palco perfeito para apresentar o potente motor de alto rendimento, com 305 cv e 364 Nm de binário, aos fãs e à imprensa durante o Grande Prémio da Alemanha, que terá lugar no fim-de-semana de 10 e 11 de Junho no circuito de Teutschenthal. Na Europa, a unidade de potência estará então disponível nos modelos RAM 1500 Big Horn, RAM 1500 Laramie e RAM 1500 Rebel: três ícones RAM que combinam potência, solidez e tecnologia de ponta.

Pentastar V6 eTorque de 3,6 litros: características e elementos-chave

O motor Pentastar V6 eTorque oferece muitas novidades aos entusiastas da marca RAM na Europa e é uma demonstração de como a electrónica aplicada aos grupos motopropulsores tradicionais faz toda a diferença.

Em particular, o potente motor, capaz de debitar 305 cv de potência e 364 Nm de binário, garante vantagens significativas em termos de poupança de energia graças ao inovador sistema eTorque mild hybrid, que substitui o alternador tradicional.

De facto, a unidade é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 430 kWh que utiliza a química de níquel-manganês-cobalto (NMC)/grafite e, quando em funcionamento, fornece 48 volts de corrente durante a aceleração e a mudança de velocidade. A bateria também tem um conversor DC-DC de 3 kW para manter um motor de arranque convencional de 12 volts, utilizado para arranques a frio devido à sua elevada eficiência em temperaturas extremas.

Um dos principais pontos fortes do motor é a sua função de paragem/arranque rápida combinada com um desempenho superior. Em termos de consumo de combustível, o Pentastar V6 atinge uma economia de combustível média de 19% no ciclo combinado (Agência de Protecção Ambiental EPA) em comparação com o motor V8 de 5,7 litros.

As suas tecnologias avançadas, como a regulação variável das válvulas e a elevação variável das válvulas a dois tempos, oferecem uma combinação ideal de potência e economia de combustível com base nas exigências do condutor.

Um sistema de recirculação dos gases de escape arrefecido assegura a redução do consumo de combustível e das emissões a cargas mais elevadas, enquanto a taxa de compressão de 11,3:1 oferece um excelente equilíbrio entre potência, eficiência de combustível e desempenho.

Para suportar o aumento da capacidade de reboque e de carga, foi introduzida uma nova característica essencial: a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem para recarregar a bateria.

Por último, o binário adicional ao nível da cambota minimiza o ruído, as vibrações e a aspereza da condução do veículo (NVH). Uma combinação de elementos que não só proporciona uma melhor economia de combustível, mas também uma melhor experiência de condução que irá agradar a um público mais vasto.

Isto permite-lhe chegar até ao segmento mais jovem, sempre atento às novidades e desejoso de conduzir veículos que combinem um excelente desempenho com uma estética arrojada, características distintivas da marca.

Modelos RAM 1500 que beneficiarão do novo motor

O inovador Pentastar V6 eTorque de 3,6 litros estará disponível nos modelos RAM 1500 Big Horn, RAM 1500 Laramie e RAM 1500 Rebel, três carros-chefe da marca americana. Não é por acaso, aliás, que estes dois últimos fazem parte dos quatro veículos que a RAM forneceu às equipas da Red Bull KTM Factory Racing para viajar ao longo da temporada, juntamente com duas RAM 1500 TRX.

A RAM 1500 Rebel é a escolha ideal para quem quer um veículo para enfrentar trilhos todo-o-terreno sem medo. Isto é possível graças a várias características que este modelo possui, tais como um capot desportivo, suspensão com molas helicoidais com aproximadamente 2,5 cm de elevação e 25 cm de distância ao solo, pneus Goodyear Wrangler Duratrac de 33 polegadas, Hill Descent Control e Selec-Speed Control (disponível nos modelos 4×4). A RAM 1500 Rebel está disponível com três motores (V6 eTorque de 3,6 litros e V8 Hemi de 5,7 litros) e um belo interior também disponível em vermelho. O carácter agressivo e desportivo da Rebel deixa, no entanto, espaço para uma experiência de condução fantástica, graças às soluções tecnológicas avançadas no interior e aos numerosos sistemas de monitorização.

O RAM 1500 Laramie apresenta uma combinação de desempenho líder na sua classe, capacidade de carga, luxo e tecnologia, tornando-o num dos modelos mais vendidos na Europa, bem como uma vasta gama de opções e pacotes. O veículo está disponível em 3 motores: V6 eTorque de 3,6 litros e V8 Hemida de 5,7 litros também disponível.

O Laramie possui ainda um excelente equipamento tecnológico, com um ecrã táctil de 12 polegadas, arranque remoto, Advanced Brake Assist, ForwardCollision Warning with Active Breaking, e vários elementos que asseguram o máximo conforto de condução, como bancos aquecidos, climatização automática de dupla zona, Adaptive Cruise Control e Lane Keep Assist.

O modelo Laramie da parceria inclui ainda o pacote Night Edition, que consiste numa combinação de características premium e melhorias estéticas, como bancos envolventes revestidos a pele, interior preto, emblema Night Edition preto e espelhos aquecidos.

Quanto à RAM 1500 Big Horn, o acabamento inclui pára-choques cromados, moldura e barra da grelha e faróis de halogéneo com luzes LED opcionais. Os packs Sport e Black Appearance oferecem mais opções para criar um visual único. As jantes de alumínio de 18 polegadas podem ser substituídas por jantes de 20 polegadas cromadas ou pintadas.

O interior do potente modelo oferece duas opções de personalização diferentes: um pacote que consiste num porta-luvas fechado no painel de instrumentos com o emblema Big Horn, um banco do condutor com ajuste eléctrico e um ecrã táctil Uconnect multifunções de 8,4 polegadas podem ser adicionados. A RAM 1500 Big Horn está disponível com bancos premium em tecido preto/Diesel Grey ou preto com acabamentos totalmente novos. O modelo Big Horn está disponível para cinco passageiros com bancos envolventes ou para seis passageiros com bancos corridos.

Os veículos RAM com o motor Pentastar V6 eTorque de 3,6 litros serão comercializados na Europa pelas redes AEC e KWA, que foram confirmadas como Parceiros de Vendas Internacionais da RAM para esta época.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)