Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Monovolume da Porsche? Chefe de design da marca gosta da ideia

By on 14 Fevereiro, 2024

E se a Porsche fizer um monovolume de luxo no futuro? Pode parecer uma ideia descabida. Mas quando a Porsche lançou o Cayenne em 2002, também poucos acreditavam que a Porsche devia apostar em SUV e o resultado foi um sucesso estrondoso.

A indústria automóvel continua a evoluir a grande velocidade e todos os construtores devem estar preparados para mudanças radicais. E o chefe de design da Porsche, Peter Varga, pareceu aberto a uma ideia que terá passado pela mente de poucos: um monovolume Porsche.

Citado pela publicação Top Gear Netherlands, o responsável pelo design da Porsche viu com bons olhos a possibilidade de desenhar um monovolume para o construtor germânico, quando questionado se a marca poderia apostar num veículo como o Vision Renndienst de 2020:

“Gosto muito desse monovolume. É um belo carro e por que não? A carrinha como produto, como ideia ou conceito para um carro novo, é agora muito interessante em combinação com luxo.”

Vega referiu o Toyota Alphard especial, carrinhas de luxo que circulam muito em Singapura: ‘Aqui [em Singapura], por exemplo, você senta-se na traseira de uma carrinha com assentos grandes. Talvez para a Porsche seja um novo produto interessante. Essa é minha opinião”.

O Porsche Vision “Renndienst” é uma variante livre da carrinha familiar para até seis pessoas, que até tem um antepassado na história da marca Porsche: a lendária VW Renndienst Transporter. A posição central de condução é uma das imagens de marca, que Vega considera apenas adequada para carros de competição. Mas a porta parece aberta por parte do responsável pelo design para fazer um monovolume Porsche. Será que a marca volta a arriscar?

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)