MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Aumento de 66% no número de utilizadores da rede de carregamento Mobi.E em fevereiro

MOBI.E: CO2 poupadas com mobilidade elétrica aumenta 88%

By on 24 Julho, 2023

No primeiro semestre deste ano, foram poupadas mais de 22 mil toneladas de CO2 com a utilização da rede de carregamento de veículos elétricos. No primeiro semestre de 2022, tinham sido poupadas mais de 11.700 toneladas de CO2. É uma boa diferença, são ainda passos de bebé que a indústria está a dar face ao que é necessário, mas é um princípio…

Como se sabe, os carros elétricos resultam em mais CO2 na atmosfera na sua construção, mas depois poupam na utilização, e no final de vida, a diferença é substancial. Como não emitem gases de efeito estufa significa que eles não contribuem para a poluição do ar ou para o aquecimento global enquanto rolam na estrada e reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis é fundamental, pois são uma das principais causas da mudança climática. Um estudo da Agência Internacional de Energia (AIE) concluiu que os carros elétricos podem reduzir as emissões globais de CO2 em até 2 biliões de toneladas por ano até 2030. Isso é equivalente a tirar 400 milhões de carros das ruas. Por outro lado, os carros elétricos podem economizar muito dinheiro pois os custos de combustível são mais elevados que os da energia elétrica.

Nos primeiros seis meses do ano, a utilização da rede Mobi.E permitiu poupar mais de 22.124 toneladas de CO2, o que corresponde a um aumento de 88% da poupança de emissões de CO2, comparativamente com as 11.783 registadas no primeiro semestre de 2022.

Do ponto de vista da sustentabilidade, os consumos de energia registados na rede Mobi.E, no primeiro semestre de 2023, permitiram percorrer mais de 195 milhões de quilómetros em veículos elétricos. Ao longo dos últimos meses, a rede Mobi.E tem vindo a registar recordes de carregamentos que comprovam o seu contributo para termos uma mobilidade cada vez mais sustentável.

A adesão cada vez maior à mobilidade elétrica permitiu, desde 1 de janeiro deste ano, evitar o consumo de cerca de 9 milhões de litros/9 mil toneladas de gasóleo. Ou seja, apenas no primeiro semestre deste ano foi possível poupar quase a mesma quantidade de gasóleo do que no total do ano passado (10 milhões de litros/10 mil toneladas em 2022).

Para reter a quantidade de CO2 que já foi poupado em 2023 através da rede Mobi.E (e há muito mais para além desta), seriam necessárias cerca de 400 mil árvores em ambiente urbano, ao longo de 10 anos, o que evidencia ainda mais as vantagens ecológicas da utilização da mobilidade sustentável.

FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)