Citroen Ami capota no gancho do Grand Hotel do Mónaco
Citroën vai encerrar a produção do seu pequeno C1

Microcarros: A nova moda que ganha força

By on 11 Agosto, 2023

Num mundo feito de extremos, não é de espantar que também não industria automóvel essa tendência se faça sentir. Se de um lado temos os SUV de grandes dimensões a invadirem as nossas estradas, do outro lado começa a fazer se notar uma nova moda que pode dar um retorno interessante às marcas.

Se a era dos minicarros está a terminar, com a procura (e consequentemente a oferta) a serem cada vez menores, os microcarros parecem ganhar protagonismo. Os minicarros (por exemplo, o Smart ForTwo, Fiat 500, Volkswagen Up!, Citroën C1, entre outros) representam agora apenas 4,2% de todas as vendas na região, contra mais de 10% em 2010. Abre-se assim uma porta para os microcarros, cujo preço é atualmente inferior a 12 000 euros

Um microcarro é um veículo motorizado pequeno, geralmente com dois ou três assentos e um pequeno espaço de bagagem. Os microcarros são projetados para serem económicos e fáceis de guiar, e geralmente são usados em áreas urbanas onde o estacionamento e o tráfego são um problema. Falamos de carros como o Citroen Ami, o Fiat Topolino, o Opel Rocks-e, o Reanult Twizy, entre outros

Os microcarros são cada vez mais populares especialmente na Itália, França e Espanha, ganhando também tração nos EUA. As suas dimensões reduzidas tornam-nos numa ferramenta ideal para enfrentar meios urbanos. Geralmente são movidos por motores pequenos, a gasolina ou e cada vez mais com unidades elétricas, não foram pensados para terem grandes prestações, mas sim para serem eficientes. O seu baixo custo de aquisição (comparados com veículos maiores) tornam-nos numa boa porta de entrada para o mundo dos automóveis, especialmente para os mais jovens. Mas a faixa etária dos interessados é abrangente e não se trata apenas de um veículo para mais jovens ou mais idosos.

E as marcas começam a notar esse interesse. Em França, talvez o país onde estes carros ganharam mais força, há mais de 20 mil microcarros e a procura continua a ser grande.

Prevê-se que o segmento global de microcarros valha 100 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com um relatório recente da McKinsey.

Assim, poderemos estar perante uma nova moda, que pode ganhar força. E com os elevados preços dos automóveis na atualidade, os microcarros podem ser uma solução mais barata e mais simples para quem pretende ter um veículo de transporte citadino, ágil, pequeno e fácil de manter.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)