O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste

Mercedes revela novo Classe E

By on 11 Janeiro, 2016

A Mercedes acaba de revelar as primeiras imagens do novo Classe E, o seu familiar de excelência. Nesta nova geração é evidente a aproximação estilística ao Classe C, um pouco à imagem do que a BMW fez  com o Série 5 e o Série 3, mas para a Mercedes o que realmente distingue este modelo dos seus concorrentes está no manancial de tecnologia que é disponibilizada.

Mais sofisticada, elegante e desportiva, a décima geração do Classe E apresenta uma distância entre eixos maior em 65 mm (2,94 m), enquanto o  comprimento cresceu 43 mm para 4,92 m. A carroçaria é mais leve e apresenta um estilo coupé graças à traseira curta e à linha descendente do tejadilho. Além do reforço da personalização, cada linha de design e equipamento está identificada, influenciando assim a grelha do radiador e outros detalhes  do aspeto do veículo.

Mercedes-Benz Classe E

Os materiais de topo marcam o habitáculo luxuoso, no qual não falta a madeira embutida e iluminação LED interior com 64 cores. Mais moderno, o interior distingue-se pelos dois ecrãs de alta resolução de 12,3 polegadas (opção) que assim contribuem para um ambiente totalmente digital e para a pureza das linhas.  Três temas (“Classic”, “Sport” e “Progressive”) irão influenciar os conteúdos e o aspeto do sistema de infoentretenimento.

Adicionalmente, os botões de controlo táteis aplicados no volante são implementados pela primeira num veículo ligeiro de passageiros. Tal como num interface de smartphone, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos, permitindo ao condutor controlar todo o sistema de entretenimento através de movimentos com os dedos sem retirar as suas mãos do volante. Sob o lema “mãos no volante, olhos na estrada“, esta tecnologia permite reduzir ao mínimo a distração do condutor, afirma a Mercedes.

No lançamento de mercado, o novo Classe E terá dois motores à escolha: a versão E 200 com um motor de quatro cilindros a gasolina e a versão E 220 d com um novo motor de quatro cilindros Diesel de 195 cv que promete consumos muito reduzidos. Mais tarde serão introduzidos outras versões, incluindo o ‘plug-in Hybrid’ E350e, que promete 30 km de propulsão exclusivamente elétrica.

Todos os motores do novo Classe E estão equipados com função ECO start/stop, com a Mercedes a revelar ainda que as versões disponíveis no lançamento de mercado estarão equipadas de série com a nova caixa automática de nove velocidades 9G-TRONIC.

Equipado de série com suspensão em aço, a Mercedes oferece como opcional três sistemas com amortecimento seletivo, com acerto ora mais confortável ora mais desportivo, e ainda a pneumática multicâmara Air Body Control, que também pode ser aplicada às quatro rodas. Esta última inclui três câmaras de tamanhos diferentes nos apoios das molas do eixo traseiro, e duas câmaras nos apoios das molas do eixo dianteiro, que assim possibilitam o controlo, em três fases, da rigidez com que a suspensão reage.

Mercedes-Benz Classe E

Na tecnologia, a marca destaca a inclusão de série do Assistente de Travagem Ativo, que avisa o condutor sobre uma possível colisão e executa travagens autónomas. Mas também o Attention Assist, que avisa o condutor sobre a sua sonolência, e o Assistente de Ventos laterais, que evita que o veículo se desvie da sua trajetória.

O Drive Pilot, o primeiro passo da marca rumo à condução autónoma, o assistente de estacionamento remoto e o assistente de mudança de faixa de rodagem são outras tecnologias referenciadas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)