O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Mercedes perde o CFO Bodo Uebber

By on 9 Outubro, 2018

A escolha de Ola Kallenius, 49 anos, para sucessor de Dieter Zetsche como presidente e CEO da Daimler, parece estar a gerar alguma convulsão no seio da Daimler-Benz. Primeira baixa: Bodo Uebber, o responsável pelas finanças da Daimler desde 2003, decidiu não prolongar o seu contrato com o grupo alemão, que termina em 2019.

Bodo Uebber, 59 anos, há muito tempo (desde 2004) o responsável pela parte financeira da Daimler, informou Manfred Bischoff, o presidente do conselho de administração da Daimler, que não pretendia prolongar o seu contrato com a Daimler para lá do fim deste no final de 2019.

Uebber era um dos candidatos a substituir Zetsche e não deverá ter gostado de ver um sueco ocupar um lugar que sempre foi ocupado por um alemão. Ola Kallenius que ficará com o mesmo papel de Zetsche, ou seja, CEO da Daimler e da Mercedes, sendo Bischoff o presidente da Daimler.

Esta decisão, justificada pela necessidade de dar a Ola Kallenius a oportunidade de criar uma nova equipa á sua imagem, vem numa altura crucial para a marca líder do segmento e o maior produtor de veículos comerciais. Bodo Uebber tem sido instrumental na reestruturação da Daimler, estruturando a empresa de forma a que houvesse mais independência da Mercedes face ao grupo, numa decisão que será votada em maio de 2019.

Os acionistas querem mais e maior separação entre as divisões de comerciais, automóveis e serviços, no sentido de melhorar a eficiência. Não há notícias de desinvestimento em qualquer área, mas podem existir vendas de capital. As mudanças na Mercedes vão custar mil milhões de euros, algo que não tem sido bem acolhido pelos acionistas.

O recuo das vendas da Mercedes em 2018 tem disso ligado aos ventos contrários que Dieter Zetsche tem enfrentado, nomeadamente, com a introdução do WLTP, as investigações aos modelos diesel da Mercedes na Alemanha e as barreiras ao comércio livre que estão, constantemente, a serem erguidas um pouco por todo o lado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)