O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Mercedes envolvida em polémica devido a fotos do Classe G

By on 5 Abril, 2019

A história conta-se de um fôlego: a equipa de fotografia da Mercedes foi até aos EUA para fazer fotos do renovado Mercedes Classe G, que foi apresentado no Salão de Detroit do ano passado, tendo escolhido diferentes locais da cidade de Detroit para esse efeito. Algumas das fotos, com vários murais de pintura urbana, foram escolhidas pela Mercedes USA para promover o carro no Instagram. Até aqui, nada de anormal, pois como fotógrafos de qualidade, escolheram os melhor entorno e as melhores zonas para destacar o Classe G, dando a oportunidade á promoção de destacar a agilidade do modelo em ambiente urbano.

Quatro artistas urbanos, criadores daqueles murais, ameaçaram processar a Mercedes por quebra de direitos de autor, pois os seus murais estavam nas fotos. A marca alemã, prudente, retirou as fotos do Instagram, mas deixou a poeira assentar e decidiu processar – já foram entregues os processos no Tribunal Estadual do Michigan – esses mesmos artistas devido a “pressão agressiva para proveito próprio”.

Sendo importante proteger os direitos dos artistas, a Mercedes diz que as fotografias foram feitas para promover o Classe F e que os murais que surgem nas fotos são, simplesmente, um fundo. Ainda por cima, murais que estão numa estrada pública e onde toda e qualquer pessoa pode tirar fotos sem nenhum problema.

Nos processos, a Mercedes diz que respeita todos os artistas e todas as artes e que “regularmente faz parcerias com instituições culturais e apoia festivais e iniciativas culturais”. Porém, defende que não infringiu nenhuma regra de direitos de autor como os artistas sustentaram, tendo feito um uso justo e legal do mural. E lembra que os murais urbanos estão fora da proteção concedida por uma lei americana de proteção de arte e arquitetura. A Mercedes quer ver confirmados esses argumentos e fazer os artistas pagarem as custas do processo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)