Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

Mercedes-Benz SLR McLaren: Um sonho que faz 20 anos

By on 14 Agosto, 2023

Faz em setembro 20 anos que um dos carros de sonhos de muitos apaixonados por automóveis foi apresentado. O Mercedes-Benz SLR McLaren foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2003 e desde então que ainda provoca suspiros nos mais sensíveis.

A McLaren e a Mercedes-Benz foram parceiras entre 1995 e 2009, período durante o qual a McLaren venceu quatro Campeonatos do Mundo de Fórmula 1 (campeã de Construtores em 1998, campeã de Pilotos em 1998, 1999 e 2008). Esta combinação vencedora do desenvolvimento do chassis da McLaren e da tecnologia de fibra de carbono com a potência do motor Mercedes seria replicada no Mercedes-Benz SLR McLaren, anunciado pela primeira vez no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 1999, em Silverstone, com a confirmação de que a McLaren faria uma parceria com a Mercedes-Benz para levar o conceito Mercedes-Benz SLR Vision, apresentado no início desse ano no Salão Automóvel de Detroit, do stand para a estrada, como um automóvel de produção completo desenvolvido sob o nome de “Project 7”.

O primeiro protótipo do Project 7 foi construído por uma equipa de ex-mecânicos da McLaren de Fórmula 1 que se juntaram a engenheiros automóveis para formar a equipa principal que levaria o carro para a produção, sendo o primeiro carro a ser montado à mão no então recém-inaugurado MTC.

A forma e o estilo do automóvel foram mantidos o mais próximo possível dos requisitos da Mercedes – e do design expresso pelo conceito Vision SLR. Isto só foi possível através de uma engenharia inovadora, aproveitando os conhecimentos da McLaren em compósitos de fibra de carbono aprendidos ao longo de décadas de experiência na Fórmula 1 e no carro de estrada McLaren F1.

Aliado aos inovadores desenvolvimentos em fibra de carbono, estava um V8 sobrealimentado de 5,5 litros, desenvolvido pela Mercedes-AMG, produzindo 626 CV e 780 Nm de binário. Levando a potência através de uma transmissão automática de cinco velocidades, o desempenho do super-GT com motor central dianteiro estava mais do que à altura dos supercarros da época, com 0-100km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 335km/h.

A produção do carro que começou como Projeto 7 terminou em dezembro de 2009, mas isso não pôs fim ao envolvimento da McLaren com o carro. Em 2010, a recém-criada McLaren Special Operations (MSO) introduziu o McLaren Edition SLR, um pacote de melhorias para o Mercedes-Benz SLR McLaren criado através do inestimável feedback dos proprietários do SLR e dos clientes da MSO. Esta versão do SLR, limitada a apenas 25 exemplares, apresenta alterações significativas na carroçaria com a adoção de um novo splitter dianteiro aerodinamicamente esculpido com um divisor dianteiro maior, novas entradas de ar laterais, uma asa traseira maior e um difusor traseiro revisto, bem como jantes mais leves. Juntamente com as alterações, a McLaren Special Operations reviu a suspensão e a assistência da direção assistida.

Posteriormente, a MSO desenvolveu outros pacotes de aprimoramento e redesenho. Em 2019, a MSO introduziu o SLR by MSO – um novo programa de atualização abrangente, impulsionado pelo feedback dos proprietários na década desde que o carro saiu de produção. Um novo pacote aerodinâmico combinado com novas medidas de redução de peso e novos equipamentos de luxo, como os estofos especiais em pele acolchoada. Estes estão disponíveis como um pacote completo ou como elementos individuais.

Em maio de 2023, a MSO concluiu a entrega ao cliente das primeiras conversões do SLR High Downforce Kit (HDK). Estes carros vêm com alterações na carroçaria diretamente inspiradas no 722 GT racer, uma versão do carro para pista. Com a via do veículo aumentada em 60 mm à frente e atrás, os carros HDK têm uma postura ainda mais imponente, enfatizada por um bodykit largo com cavas das rodas alargadas e uma asa traseira inspirada na que equipa o McLaren F1 GTR. O peso é ainda mais reduzido e o volume de escape é aumentado com a eliminação dos silenciadores de um sistema de escape que apresenta saídas grandes e únicas em ambos os lados do automóvel. A MSO produzirá 12 SLR HDKs, todos já vendidos.

Estes quatro exemplares do grand tourer – um SLR Stirling Moss, um SLR by MSO, um SLR HDK e o SLR 722 GT Prototype – foram exibidos na Boulevard do MTC, juntamente com itens da história do desenvolvimento do carro. Uma visita ao MTC pelo SLR Club – um grupo internacional de proprietários de Mercedes-Benz SLR McLaren – acrescentou mais cor aos eventos, com os entusiastas a conhecerem alguns dos membros da equipa McLaren que trabalharam no projeto para celebrar as duas décadas do automóvel.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)