Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Mercedes-AMG apresenta o mais inovador e potente SL de sempre: SL 63 S E Performance

By on 12 Dezembro, 2023

A Mercedes-AMG reforça a série SL com o novo SL 63 S E Performance, com motor V8 biturbo de 4,0 litros e um motor elétrico da AMG que geram, em conjunto, uma potência de 600 kW (816 cv) e um binário máximo de sistema de até 1.420 Nm. Isto faz com que o novo modelo seja o SL mais potente de todos os tempos. 

Sendo a quinta série com a tecnologia híbrida E Performance específica da AMG, significa que a resposta imediata do acionamento elétrico, a rápida acumulação de binário e a entrega linear de potência permitem uma experiência de condução impressionante, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e a velocidade máxima de 317 km/h. O Mercedes-AMG SL 63 S E Performance apresenta sistemas como a suspensão AMG ‘active ride control’ com estabilização ativa do rolamento e a direção ativa do eixo traseiro. 

O motor V8 biturbo de 4,0 litros da AMG de de 612 cv de potência no eixo dianteiro combina com uma unidade elétrica no eixo traseiro, que integra um motor elétrico síncrono de 150 kW (204 cv). A bateria de alto desempenho também está localizada na traseira, acima do eixo traseiro. Este design compacto resulta em inúmeras vantagens. O motor elétrico atua diretamente sobre o eixo traseiro e pode assim converter a sua potência diretamente em propulsão. Isto proporciona um impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar. À medida que as rotações do eixo traseiro aumentam, a força motriz do motor elétrico é também transferida para as rodas dianteiras, conforme necessário. O posicionamento no eixo traseiro melhora a distribuição do peso e da carga por eixo no veículo.

O desenvolvimento das baterias de iões de lítio é inspirado em tecnologia comprovada na equipa de Fórmula 1 da marca alemã. A bateria de alta performance oferece uma capacidade de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência de pico. O carregamento é efectuado através do carregador de bordo de 3,7 kW instalado com corrente alternada numa estação de carregamento, numa caixa de parede ou numa tomada doméstica. A bateria foi concebida para um rápido fornecimento e consumo de energia e não para a maior autonomia possível, possibilitando 13 km de percurso exclusivamente elétrico. 

O SL 63 S E Performance presenta oito programas de condução: “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Smoothness”, “Sport”, “Sport+”, “RACE” e “Individual”. Os programas de condução adaptam parâmetros importantes, como a resposta da transmissão e do motor, as características da direção, o amortecimento do chassis ou o som. Este modelo híbrido de performance arranca normalmente de forma silenciosa (“Silent Mode”) no programa de condução “Comfort” quando o motor elétrico é ligado. O ícone “Ready” no painel de instrumentos indica que o veículo está pronto a ser conduzido. Além disso, um som de arranque potente, sonoro e típico da AMG é ouvido como feedback acústico através dos altifalantes do veículo.

A caraterística de identificação exclusiva do novo modelo de topo da série SL é a secção traseira. A novidade é a tampa de carregamento integrada e o nome do modelo destacado a vermelho. No exterior, existem também dois tubos de escape trapezoidais com ranhuras. O emblema “E PERFORMANCE” no para-choques lateral indica a condução exclusiva. De série, o híbrido é equipado com jantes de liga leve AMG de 20 polegadas com vários raios, pintadas de preto mate com um acabamento de alto brilho.

Tal como em toda a série, também para a versão híbrida estão disponíveis inúmeras pinturas e pormenores de equipamento individuais. O programa MANUFAKTUR, com uma vasta seleção de personalizações exteriores e interiores, também está disponível. Existem também jantes de liga leve de 20 e 21 polegadas em várias variantes de cor.No interior, os bancos desportivos AMG são ajustáveis eletricamente com opcionais com apoios de cabeça integrados e aberturas de ventilação nas costas dos bancos, além de disponibilizar três programas de massagem. Estão incluídos os estofos em pele Nappa de um e dois tons, bem como os estofos MANUFAKTUR em pele Nappa com acolchoamento em diamante.

No interior brilha ainda o Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos para híbridos da AMG.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)