5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
UE precisa de mais pontos de carregamento

Mercado português continua tendência de subida, elétricos vendem mais que híbridos e PHEV

By on 21 Novembro, 2023

Apesar da desconfiança ainda muito presente nos potenciais compradores, a verdade é que o mercado português dá sinais de mudança. A subida de 9,8% nas novas matrículas mostram uma tendência positiva, que está alicerçada no aumento dos números dos elétricos.

Face a outubro de 2022, o número de novas matrículas de veículos elétricos a bateria subiu quase 92%. Isto significa quem no ano passado, 1,416 novos veículos elétricos foram matriculados, enquanto em 2023, o número subiu para 2,717. Os números nos Plug-in Hybrid também estão no verde (+59.9%). Contrariamente à tendência europeia, o número de novos híbridos matriculados baixou (-8.2%) em outubro.

As quedas mais significativas estão nos veículos com motor a combustão. Foram matriculados menos 9.2% carros a gasolina, que ainda assim representam a maior fatia do mercado nacional (4,388 veículos em outubro). A maior queda aconteceu nos veículos a gasóleo (-27.7%), com 1,585 novas matrículas no passado mês de outubro.

No décimo mês de 2023, foram matriculados 4.388 veículos a gasolina, 2.717 elétricos, 2.343 PHEV, 1,890 híbridos, 1,585 a gasóleo e 940 com outras fontes de energia. No total, foram matriculados 13,863 veículos, face aos 12,629 do ano passado.

No acumulado de 2023, de janeiro a outubro, vimos uma subida de 31.7% de novas matrículas face ao período homologo de 2022. A maior subida aconteceu nos veículos com outras fontes de energia (GPL, Células de combustível, etc.) com +125.7% de novas matrículas – 8,815 veículos em 2023 – seguindo-se os elétricos (+106.3% – 28,372 veículos em 2023), os PHEV (+69.5% – 21,703 veículos em 2023), os híbridos (+20.9% – 24,837 veículos em 2023), e os veículos a gasolina (+18.8% – 62,711 veículos em 2023). Os veículos a gasóleo caíram 10.3% (20,781 veículos em 2023). No total, foram matriculados 167,219 novos veículos de janeiro a outubro deste ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)