Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
Preço dos carros usados: Tendência de subida tem desacelerado

Mercado de usados “pessoas compram carros cada vez mais recentes”

By on 10 Outubro, 2023

Com a crescente dificuldade de comprarem carros novos, o ‘mercado’ está a encontrar soluções na segunda não, e segundo

Mário Claro, Diretor Comercial da BCA Portugal que alerta para uma mudança no tipo de compra: “o volume de avaliações tem sido estável, mas ainda assim está 20% acima do ano passado, o que tem vindo a mudar é o perfil das viaturas: o peso das viaturas até dois anos duplicou de setembro para janeiro. As viaturas até seis anos representavam 20% e agora representam 30%, ou seja, há muita atividade nas avaliações, embora nem sempre se concretizem os negócios.

Há também uma retenção menor das viaturas por parte das concessões que acabam por ir para leilão.

Sobre os seminovos, estamos a chegar à altura dos defleets mas este ano começou mais cedo, pois as viaturas também entraram no mercado mais cedo. Em relação ao volume de novos, nestes primeiros meses do ano esteve muito ligado a vendas anteriores”, disse.

O que se conclui daqui é que quando vemos duplicar a percentagem de aquisições de carros até dois anos, enquanto as viaturas até seis anos tiveram um aumento de 10% no share, as pessoas estão a procurar soluções nos semi-novos ao invés de novos, o que vai obrigar à queda de preços dos novos normalmente em forma de campanhas bem agressivas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)