Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%

Mercado automóvel de usados: +8,3% do que outubro de 2022

By on 11 Dezembro, 2023

Em comparação com os meses homólogos de 2022, outubro regista o maior aumento de transferência de propriedade de ligeiros de passageiros deste ano. A transferência de propriedade apenas foi positiva, em relação a 2022, nos meses de março, maio, junho e julho, além de outubro.

No mais recente barómetro do mercado automóvel, conclui-se que o valor dos carros usados está a começar a baixar, e já está criado o ponto de partida para serem alcançados valores iguais ou superiores aos conseguidos em 2019.

● O mês de novembro mantém uma dinâmica de mercado negativa nos ligeiros de passageiros (-22%) face ao período homólogo de 2022, pois a oferta mantém-se acima da procura. A oferta está +15% acima de novembro de 2022, com a procura a diminuir -7,5% em relação ao período homólogo. A dinâmica de mercado está também -15% abaixo do mês anterior.

● A oferta sobe sobretudo em carros acima dos 30.000€ (+29%), mas também entre 15.000 a 30.000 (+18%) e abaixo de 15.000€ (+7%). Já a procura sobe apenas nos carros com valores acima dos 30.000€ (+1%).

● Em outubro de 2023, a transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de +8,3%, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo -12,6% em comparação com outubro de 2019, ficando abaixo dos valores pré-pandemia.

● No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há novamente um decréscimo em novembro face ao mesmo mês de 2022 (-6,9%), após uma tendência de estabilização com a recuperação do mercado nacional. Por outro lado, em comparação com o mês de novembro de 2019 verifica-se um crescimento de +38,1%.

● O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente, desde maio/junho deste ano devido ao aumento da oferta de carros mais caros no mercado de usados, mantém-se estável nos 24.500€ desde o mês de setembro, até agora.

● Apesar do aumento do preço médio pela maior oferta de carros mais caros, os preços individuais têm vindo a baixar ligeiramente desde maio, como se verifica nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, como o Renault Megane Sport Tourer (21.400€), o Renault Clio (17.000€), o Nissan Qashqai (23.000€), e o Mercedes-Benz A180 (29.400€).

● De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços mantêm-se estáveis no retalho em novembro, face ao mês anterior. Contudo, aumentam ligeiramente no comércio em relação a outubro de 2023.

● Segundo dados da ACAP, em novembro verifica-se um aumento de +9,8% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano 2023, há um crescimento de +27,8%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 63% do mercado total de ligeiros em novembro de 2023 e 40% em novembro de 2022.

Lisboa, 11 de dezembro de 2023 – O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de Paulo Neves (Used Car and Service Business Manager da Volvo Car Portugal) e Pedro Rocha (Coordenador Nacional de Venda de Viaturas da Hertz Portugal), além de Maria Neffe (Dep. Económico Estatístico da ACAP), Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual) e Nuno Castel-Branco (Diretor Geral do Standvirtual). O webinar teve como principal objetivo divulgar os números mais relevantes verificados em novembro deste ano.

Paulo Neves, Used Car and Service Business Manager da Volvo Car Portugal, destaca: “O valor dos carros usados está a começar a baixar, como podemos perceber pelo mercado, apesar de já terem mostrado preços bastante altos face ao que vemos neste momento. Nesta fase final do ano, é muito curioso a questão dos importados porque, com o aumento da oferta de veículos, era esperado que esta tendência abrandasse um pouco. No entanto, o facto de haver cada vez mais elétricos também ajuda a que esta importação seja mais facilitada e acreditamos mesmo que durante os próximos anos isto ficará ainda mais vincado”.

Pedro Rocha, Coordenador Nacional de Venda de Viaturas da Hertz Portugal, reforça a recuperação do mercado: “este ano ao contrário do que aconteceu durante a pandemia, conseguimos um melhor ajuste do mix em relação à procura. Durante a pandemia tivemos, sem dúvida, muita dificuldade em ter o volume de carros que pretendíamos, uma mudança muito positiva e que está a tornar o mercado cada vez mais dinâmico. Tendo em conta todas as alterações que temos vindo a encontrar nestes últimos tempos, este ano foi claramente um ponto de partida para alcançarmos valores iguais ou superiores aos conseguidos em 2019”.

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