MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%

Mercado, 2023: mais 26% de automóveis matriculados do que no ano anterior

By on 25 Janeiro, 2024

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) partilhou o balanço anual do setor automóvel de 2023, tendo registado um aumento de 26% de automóveis matriculados face a 2022. 

Apesar do aumento, os números ainda estão abaixo dos registados em 2019 (menos 12,3 pontos percentuais), revelou a ACAP no Fórum do Retalho Automóvel, evento que se realizou hoje, em Lisboa, com o tema “Conduzir à Nova Mobilidade”, onde ainda foi possível perceber que os veículos ligeiros de passageiros de energias alternativas representam quase 52% do número total de carros matriculados no ano passado. O evento ficou também marcado pela apresentação de um estudo sobre tendências de consumo na aquisição de produtos e serviços automóveis.

Na categoria de ligeiros de passageiros – onde se registou um crescimento de veículos matriculados de 26,9 por cento face a 2022 –, os veículos de energias alternativas aos motores a combustão têm um peso de 51,9 por cento. Dentro destes, os elétricos representam um total de 18,2 por cento, seguindo-se os híbridos (14,5 por cento) e os híbridos plug-in (13,6 por cento). Os veículos a gasolina e a gasóleo representam 36 por cento e 12 por cento dos ligeiros de passageiros matriculados no ano passado, respetivamente.

Os dados atuais indicam também que Portugal teve um crescimento acima da União Europeia (14,6 por cento) nesta categoria de veículos, situando-se no “top 10”, com 18,2 por cento. Embora os números sejam promissores, os ligeiros de passageiros a energias alternativas continuam a representar apenas cinco por cento dos veículos do parque automóvel português. Os veículos a gasóleo continuam em maior percentagem (58,2 por cento), seguindo-se os carros a gasolina (36,6 por cento).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)