Mazda EZ-6: Novidade elétrica para o mercado chinês
Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”

Mazda quer continuar a apostar em motores a gasóleo

By on 20 Agosto, 2023

A tendência da eletrificação automóvel ainda não faz sentido para uma franja da população e dos negócios. Simplesmente, ainda há quem seja obrigado a percorrer diversos quilómetros por dia e não pretenda ficar limitado aos pontos de carregamento públicos e ao tempo que ainda demora esse processo E a Mazda quer continuar a produzir automóveis com motores a gasóleo para esses consumidores. 

A Mazda desenvolveu uma configuração de seis cilindros em linha e uma capacidade de 3,3 litros para o motor e-Skyactiv, com valores altos de potência e binário, ao mesmo tempo que conseguiu limitar a emissão de gases poluentes. Esta solução está disponível, por exemplo, no Mazda CX-60.

Apesar da procura por veículos a gasóleo ter diminuído nos últimos anos – em resultado do escândalo Dieselgate, da maior oferta elétrica e não esquecendo do preço alto dos combustíveis – na Europa estes carros foram a referência comercial durante muito tempo. Por isso a Mazda quer continuar a oferecer essa possibilidade. 

“Se os clientes quiserem [automóveis a] gasóleo, contanto que possamos atender aos regulamentos de emissões de forma eficiente, gostaríamos de continuar a fornecê-los”, disse o gestor do projeto do Mazda CX-90, Mitsuru Wakiie, à CarExpert, acrescentando que, “a procura por gasóleo está a diminuir no momento. Por isso, estamos a fornecer o nosso novo motor para mercados que o desejam e exigem. Entre eles, o Japão e a Austrália”. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)