Mazda EZ-6: Novidade elétrica para o mercado chinês
Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”

Mazda apresenta o Dimming Turn Signals (DTS)

By on 15 Maio, 2023

Os nos indicadores de mudança de direção, mais conhecidos como piscas, cumprem uma função muito simples (que nem todos usam). Mas a Mazda criou um sistema que de luzes que tenta reproduzir o bater do coração.

O conceito foi desenvolvido por Atsushi Yoshida, Designer da Mazda, ele que tem, também a seu cargo, a área de desenvolvimento da iluminação por faróis.

Yoshida referiu que a Mazda dá “grande valor ao nosso design centrado no ser humano e à forma como as pessoas se relacionam com os vários conteúdos dos nossos automóveis. Um indicador de mudança de direção deve comunicar, eficazmente, a intenção de um condutor, chamando a atenção dos peões e dos demais condutores. Pensei na sensação transmitida por um coração humano – sob a forma de como a luz indicadora dessa mudança de direção acende e depois se apaga, gradualmente – como um meio para reduzir a tensão do condutor e criar sentimentos de acalmia e de segurança para quem o observa. No total, a minha equipa e eu levámos dois anos a criar esta funcionalidade. Recorrendo a um eletrocardiograma, observei a ondulação dos batimentos, como se prolongam e diminuem, resultando num sinal indicador de mudança de direção que expressa o ‘calor humano’ que faltava nas lâmpadas LED. A minha intenção foi incutir uma sensação de vida na lâmpada indicadora de mudança de direção, uma sensação que manifestasse o conceito ‘Car as Art.’ Tal nunca havia sido feito antes, tendo levado dois anos a concretizar, desde a conceção, à entrada em produção. Um grande revés surgiu quando a sua primeira integração num modelo de produção em série, então programada para o Mazda3, foi cancelada, devido ao facto de a luz diminuir de uma forma inconsistente. Contudo, trabalhando com os engenheiros da Mazda e com o nosso fornecedor Stanley Electric Co., Ltd., reajustámos, repetidamente, a luz de sinalização em incrementos de 0,01 segundos, resolvendo o problema, instalando o sistema, com sucesso, no Mazda CX-30. Conseguimos o que inicialmente se pensava ser impossível.”

A tecnologia Dimming Turn Signals (DTS) da Mazda está, em geral, disponível nos mercados internacionais nas atuais gerações dos modelos Mazda3, CX-30 e MX-30, estando em equação a sua integração noutros modelos Mazda.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)