Carnaval em Segurança 2024: 104 detenções por crimes rodoviários
Polestar 4: Tecnologia e segurança ao seu serviço

Mais uma criança morreu de calor dentro de um automóvel: para quando a solução ‘definitiva’?

By on 29 Junho, 2023

Um menino morreu fechado num automóvel depois de ter ficado trancado durante 5 horas, no México.

Mais uma tragédia que se seguiu a tantas outras. Passou-se em Mexicali, no Estado da Baixa Califórnia, no México, após um esquecimento da mãe, que retirou os irmãos, mas se esqueceu deste menino.

Os carros têm tanta tecnologia, cada vez mais, para quando um dispositivo que evite situações destas?

A verdade é que há muito já existem empresas que estão a desenvolver dispositivos que evitem a permanência de pessoas, especialmente crianças pequenas, ficarem trancadas num automóvel quando está muito calor, ou muito frio. Estas são notícias que se tornaram demasiado comuns, alguém deixa uma criança num carro quente, levando a outra trágica morte.

Antes da tecnologia se começar a desenvolver, os especialistas em segurança ofereciam frequentemente sugestões baseadas na memória para ajudar os pais a evitar estas tragédias, como deixar um telemóvel, uma mala ou uma pasta no banco de trás para os lembrar de verificar a presença de uma criança, a verdade é que a memória falha-nos com muito mais frequência do que pensamos, e com as vidas tão aceleradas como as que se têm hoje em dia, é muito fácil esquecer algo. E o mais trágico, é esquecer, uma ou mais crianças ao calor, como já sucedeu demasiadas vezes…

Há sensores, em várias linhas de cadeiras auto, carrinhos de bebé como o Sensor Safe, que se liga ao sistema de arnês da cadeira e sincroniza-se com um smartphone para fornecer alertas quando uma criança é deixada sem vigilância ou quando a temperatura da criança se torna demasiado quente ou demasiado fria.

Mas talvez fosse importante algo que resolvesse isto de uma vez por todas fosse assumido pelos construtores de automóveis, porque se calhar a maioria das pessoas nem sequer sabe que já existem dispositivos para evitar isto que agora voltou a acontecer…

A indústria automóvel é capaz de detetar se um condutor olha para um ecrã ao lado e escurece-o para evitar que esse condutor permaneça desatento da estrada é capaz de identificar um bater de coração ou respiração num carro que foi trancado…

Há evidentemente do lado da indústria de cadeiras de bebés, tecnologia para isso, mas não poderia a indústria automóvel trabalhar para a este nível para eliminar a possibilidade de uma criança morrer dentro de um carro parado, ao calor, ou ao frio…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)