Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos

Lotus Evija X: Em busca do recorde de Nurburgring? 

By on 18 Junho, 2023

A Lotus parece com vontade de roubar o recorde do Volkswagen ID R, o carro elétrico mais rápido a rodar em Nurburgring Nordshleife. A máquina germânica com 670 CV e menos de 1100kg completou uma volta ao mítico traçado em 6:05.336, chegando a atingir a velocidade de  273 km/h e uma velocidade média de 205.3 km/h. A Lotus levou para a pista alemã uma máquina capaz de arrasar esses números.

O Lotus Evija X é uma versão hardcore, pensada para a pista, do Lotus Evija. Trata-se de um protótipo, com uma aerodinâmica revista, que poderá debitar mais do que os 1972 CV da versão de estrada. É provável que esta versão, que conta com splitter dianteiro, uma asa traseira proeminente e outros apêndices aerodinâmicos, pensados para colar o carro a estrada, também tenha feito dieta e baixado dos 1700kg da versão de estrada. Esta versão única terá sido criada em parceria com a Multimatic, que trabalhou noutros projetos como o Ford GT, o Mercedes AMG One, além de muitos outros projetos ligados à competição.

A Lotus não confirmou oficialmente os planos para bater o recorde do Volkswagen ID R, mas o autocar.co.uk avança que a pista foi alugada exclusivamente para este protótipo e que as condições eram perfeitas. Os relatos dizem que a tentativa se revelou infrutífera, com problemas técnicos, mas a Lotus deverá regressar ao “Inferno Verde”.

Uma declaração da Lotus fornecida à Autocar dizia: “O Evija X é um conceito tecnológico totalmente novo da Lotus. Baseado no carro de estrada Evija, é a expressão máxima do Evija e tem estado a ser testado em várias pistas de corrida em vários países nas últimas semanas. Fizemos grandes progressos, cumprindo com sucesso todos os nossos objetivos e aprendendo sobre os desafios de rodar no Nordschleife. A equipa de engenharia da Lotus continua a ultrapassar os limites do que é possível com o Evija e o grupo motopropulsor de VE mais potente do mundo.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)