Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos

Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

By on 8 Setembro, 2023

A Lotus apresentou a sua nova aposta 100% elétrica, o Emeya, o seu novo Grand Tourer, um dos GT elétricos mais rápidos do mundo, com uma aceleração 0-100 km/h em menos de 2,8 segundos.

A estreia mundial do automóvel teve lugar no coração da cidade de Nova Iorque, nos EUA, como parte de uma experiência imersiva de três dias da marca que apresentou o passado, o presente e o futuro da Lotus no Studio Emeya. A ativação ocupou quatro andares de um parque de estacionamento em Manhattan, convidando os participantes para a viagem da Lotus e mostrando a sua rica herança e experiência.

A tecnologia do Emeya é de ponta e inclui características aerodinâmicas avançadas e ativas, tais como a grelha dianteira ativa pioneira, o difusor traseiro e o spoiler traseiro. Tudo isto, combinado com um centro de gravidade baixo que a Lotus designa por  ‘hyperstance’, aumenta a estabilidade durante a condução e estabelece um novo padrão no segmento GT em termos de excelência de condução e manuseamento.

O Emeya possui um sistema de suspensão pneumática controlado eletronicamente. Os seus avançados sensores a bordo sentem a estrada 1.000 vezes por segundo e ajustam automaticamente o veículo para garantir uma condução mais suave.

O modelo de especificação de topo do Emeya apresenta a configuração de motor duplo de alta potência da Lotus, que proporciona uma velocidade máxima superior a 250 km/h. Quanto às capacidades de carregamentos, pode adicionar 150 km de autonomia com aproximadamente cinco minutos de carga utilizando um carregador rápido de 350 kW DC, bem como aumentar a autonomia até 80% em 18 minutos.

A sustentabilidade é também vista como prioridade, com novidades como um novo fio de luxo feito a partir de fibras reaproveitadas da indústria da moda – bem como alumínio PVD, Alcantara, couro Nappa e PU Ultrafabrics.

Para garantir que todos os ocupantes possam desfrutar de uma experiência musical inigualável, o Emeya oferecerá um sistema de áudio verdadeiramente envolvente desenvolvido com a KEF. O sistema de colunas do Emeya elevará a audição de música a novos níveis. Inclui o premiado design de altifalantes Uni-Q® da KEF e a caixa de subwoofer Uni-Core™ economizadora de espaço, bem como som surround 3D Dolby Atmos – visto pela primeira vez num Lotus no Eletre Hyper-SUV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)