Sabe quantas antenas tem o novo Seat Leon? Uma? Duas? Mais?!

LG Electronics apresenta antena transparente para automóveis

By on 19 Dezembro, 2023

A LG Electronics vai apresentar uma antena transparente para veículos na Consumer Electronic Show (CES) de 2024 em Las Vegas, projetada em parceria com o fabricante de vidros para automóveis Saint-Gobai Sekurit. 

A LG Electronics prepara-se para revelar a sua antena transparente para automóveis na CES 2024. A antena tipo película transparente da LG, que é aplicada diretamente no vidro dos veículos, foi desenvolvida em colaboração com o fabricante de vidro francês, Saint-Gobai Sekurit. Sendo uma tecnologia de telecomunicações totalmente transformadora, espera-se que esta solução transparente da empresa permita uma evolução rápida nesta questão, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a posição da LG no mercado de soluções para automóveis.

A antena transparente da LG foi projetada para ter compatibilidade com vários tipos de vidro e designs de veículos e estará disponível como uma solução aplicada no vidro ou integrada no próprio vidro. A LG garante que a aplicação de ampla superfície da antena tipo película garante uma performance de confiança ao nível das telecomunicações e fornece uma resposta em escala para lidar com o aumento do tráfego na rede. Além disso, a fabricante explica que esta oferece uma conectividade melhorada com suporte para 5G, GNSS (Global Navigation Satellite System) e Wi-Fi.

A antena transparente pode ser perfeitamente integrada no para-brisas do carro ou no teto panorâmico. Isto significa que os fabricantes de veículos não terão de fazer qualquer tipo de concessões ao nível do design dos novos modelos, uma vez que elimina a necessidade de integrar a caixa habitualmente necessária para acomodar as antenas convencionais. A antena tipo película conta com mais de 80 inovações patenteadas da LG, incluindo a capacidade de design que faz com que seja possível tornar os padrões de uma antena transparentes e a tecnologia de elétrodo transparente.

“É com um enorme prazer que revelamos o nosso vidro inteligente com a tecnologia de antena transparente da LG”, afirma Thibaut Heitz, diretor de Innovation e R&D da Saint-Gobain Sekurit. “Em colaboração com a LG, líder em soluções de componentes para veículos, somos pioneiros nestes avanços nas telecomunicações para automóveis. O nosso objetivo comum é proporcionar um ambiente enriquecido e único no veículo, concretizando o futuro da mobilidade.”

“Criada através da nossa estreita parceria com a Saint-Gobain Sekurit, a antena transparente é um produto de última geração que comprovou a sua excecional performance ao nível da comunicação para aplicação em automóveis através de testes em veículos”, afirma Eun Seok-hyun, presidente da LG Vehicle Component Solutions Company. “Enquanto líder global em soluções telemáticas e automotivas, a LG está comprometida em otimizar as suas capacidades tecnológicas e continuará a introduzir novas soluções capazes de impulsionar a evolução da experiência de mobilidade.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)