Lancia regressa à 1000 Miglia em 2024
HF: Revelado o novo logótipo para os Lancia de alta performance – Ypsilon HF previsto para 2025

Lancia Ypsilon: O começo de uma nova era

By on 14 Fevereiro, 2024

A Lancia, com uma história rica de 117 anos, representa a elegância italiana com os seus veículos icónicos que captaram a imaginação das pessoas em todo o mundo. Desde os elegantes Flaminia e Aurelia B24 Spider até aos Delta, Stratos e 037 de alto desempenho, a Lancia deixou uma marca indelével na história automóvel com a sua gama eclética de modelos, incluindo o Fulvia e o Beta HPE. Depois de uma fase de menor fulgor, chega uma nova era.

Embarcando num renascimento, a Lancia revela um arrojado plano estratégico de 10 anos com o objetivo de impulsionar a marca. Com raízes na inovação e no design intemporal, os princípios fundamentais da Lancia incluem agora a sustentabilidade, o foco no cliente e a responsabilidade social, refletindo o seu empenho em moldar um futuro de excelência com ambição e dedicação.

A primeira amostra deste novo plano é o Lancia Ypsilon. O Novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel 100% elétrico da marca. O modelo representa a entrada na era da mobilidade elétrica, incorporando a sua visão em termos de autonomia, tempo de carregamento e eficiência para um desempenho líder de mercado.

Com uma unidade motriz de 156 cv/115 kW e uma bateria de 51 kWh, o que o torna num dos melhores da sua classe no segmento B do hatchback premium, o Novo Ypsilon apresenta uma autonomia de até 403 km no ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido em 24 minutos (de 20% a 80%) ou suficiente para 100 km em 10 minutos. O consumo de combustível do automóvel situa-se entre 14,3 e 14,6 kWh por 100 km.

A estratégia clara e ambiciosa de eletrificação da Lancia inclui o lançamento de três novos modelos, um de dois em dois anos. Em conformidade com o plano estratégico Stellantis “Dare Forward”, a partir de 2026, a Lancia lançará apenas modelos 100% elétricos.

O Novo Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina, disponível em Itália em 1906 unidades certificadas e numeradas, presta homenagem ao ano de fundação da Lancia, solidificando a parceria entre duas marcas de renome.

Criado com uma atenção meticulosa aos pormenores, o Ypsilon Cassina apresenta um interior em veludo azul macio feito de fio 100% reciclado, adornado com um padrão distinto de “canelones” e costura dupla. O exterior apresenta um design elegante e contemporâneo, com o azul Lancia perfeitamente integrado na carroçaria e nas jantes de liga leve.

Uma das características de destaque é o “tavolino” multifuncional Cassina, um elemento de plástico de base biológica que transforma o habitáculo num espaço acolhedor e confortável que faz lembrar uma sala de estar italiana. Esta ênfase no conforto e na reinterpretação da tradição é evidente em todo o design do automóvel, com bancos elétricos, massajadores e aquecidos que asseguram uma experiência de condução luxuosa.

Também incorpora tecnologia inovadora, como o sistema de infoentretenimento S.A.L.A. e a condução autónoma de nível 2 para maior segurança e comodidade. Para além das suas características avançadas, o Ypsilon destaca-se como um automóvel urbano inteligente, com sistemas de assistência ao estacionamento e ecrãs digitais personalizáveis para uma experiência de condução otimizada. Este modelo marca o início do renascimento da marca Lancia, alinhando-se com a estratégia de eletrificação da Stellantis e assinalando um passo em frente ousado para a icónica marca italiana.

Fundada em 1927 em Meda, a Cassina tem estado na vanguarda do design industrial em Itália desde os anos 50, sendo pioneira na passagem dos métodos de produção artesanal para os métodos de produção em massa. Conhecida pela sua abordagem inovadora, a Cassina combina conhecimentos tecnológicos avançados com o artesanato tradicional, resultando numa reputação de design de vanguarda.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)