Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Lamborghini Urus Performante tem menos peso e mais potência

By on 22 Agosto, 2022

O poderoso SUV da Lamborghini acaba de ganhar uma versão ainda mais desportiva, a par do que também costuma acontecer com os outros modelos da marca. E o seu nome é Performante!

Muitos dos modelos da Lamborghini, com o Huracán ou o Aventador, começam por ter uma espécie de versão base de lançamento, que vão aperfeiçoando e melhorando ao longo do tempo em diversas outras, que vão sendo direcionadas para clientes com gostos mais específicos. E para essas, ficam reservados os nomes mais especiais como o Tecnica, STO, SVJ ou Performante. E agora, pela primeira vez, este tipo de “upgrade” passa também a estar disponível para o Super SUV da marca de Sant’Agata Bolognese.

O novo Lamborghini Urus Performante é uma versão ainda mais dinâmica e potente do que o modelo original. É mais largo e um pouco mais baixo, perdeu cerca de 47 quilos e viu a potência do motor V8 de quatro litros passar para os 666 cavalos. É aquele número, certo? Com estes ajustes e com um centro de gravidade mais baixo, o novo Urus Performante consegue oferecer uma dinâmica ainda mais apelativa e eficaz, num modelo que já era bastante incrível na tal versão “base”.

O Urus Performante eleva para o nível seguinte a suprema performance e o visual inconfundível do revolucionário Super SUV da Lamborghini, envergando novas vestes, mas retendo a sua luxuosa versatilidade e oferecendo a experiência de condução mais envolvente de sempre, e não só em estrada. O seu design fascinante simboliza o novo marco em termos de dinamismo em estrada, naquele que é, já, um automóvel notável”, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “O Urus estabeleceu um novo padrão quando do seu lançamento. Incorporando o ADN de design e o talento tecnológico da Lamborghini, nasceu o primeiro Super SUV do mundo, que inaugurou uma nova era: o Urus Performante coloca a fasquia ainda mais alta no segmento SUV”.

A potência do Performante foi incrementada em 16 cv, para 666 cv, e o seu peso foi reduzido em 47 kg, o que lhe confere a melhor relação peso/potência da classe, de 3,2 kg/cv. Ao acelerar dos 0-100 km/h em somente 3,3 segundos, e imobilizando-se a partir dos 100 km/h em 32,9 m, o Urus Performante disponibiliza 850 Nm de binário máximo entre 2300-4500 rpm, com as suas referenciais competências longitudinais a incluírem uma velocidade máxima de 306 km/h, conjugadas com uma capacidade de resposta, um comportamento e uma estabilidade a condizer. A eficiência aerodinâmica foi melhorada, e a downforce global aumentada em 8%. A repartição do binário é otimiza graças a um novo diferencial, que conta com uma relação de desmultiplicação aumentada de 3,16 para 3,4 em aceleração, e de 3,02 pra 3,33 em desaceleração.

Os pneus Pirelli P Zero (medidas 285/40 R22 e 325/35 R22) são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R utilizados no Urus, para dar resposta às exigências do Urus Performante: pela primeira vez, os pneus semi-slick da Pirelli foram desenvolvidos para irem de encontro às características de um SUV, tendo esta variante em particular sido desenvolvida em cooperação com a Lamborghini. O resultado dessa colaboração é um pneu com uma versatilidade incrementada, para oferecer uma elevada performance tanto em asfalto seco, com altas temperaturas ambiente, como em superfícies molhadas, com temperaturas ambiente mais frias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)