Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza

Lamborghini: Modelos únicos que ficaram para a história (anos 70)

By on 8 Agosto, 2023

Parte I AQUI

Em 1970, Bob Wallace, o lendário piloto de testes da Lamborghini, revelou ao mundo o Miura Jota. Foi uma criação sua, apoiada pessoalmente por Ferruccio, que viu naquele carro, realizado por Bob nos seus tempos livres com máquinas e peças da empresa, um fantástico protótipo de experimentação técnica. Cada aspeto do Jota foi construído como se fosse correr, respeitando as regras do Apêndice J do campeonato de carros de turismo. O conceito das versões especiais, uma evolução do modelo de série e ainda hoje tão importante na Lamborghini, nasceu precisamente deste protótipo. Em resposta à procura dos clientes, a Lamborghini construiu quatro unidades do Miura inspiradas no Jota, conhecidas como SV-J.

O Countach LP 500 foi apresentado como um concept car no Salão Automóvel de Genebra de 1971. Foi feito para testar as reações do público e dos potenciais clientes a um carro tão futurista. O sucesso foi imediato e o Countach LP 400 tornou-se num carro de produção com alterações mínimas, mantendo as portas de tesoura que, a partir de então, seriam uma caraterística distintiva de todos os carros Lamborghini de 12 cilindros com um motor montado na traseira, a partir de 1973.

Em 1973, Bob Wallace voltou a fazer o mesmo que tinha feito com o Miura, criando o Urraco Rally com o mesmo conceito básico do Miura Jota, baseado no novo regulamento de corridas do Grupo 5 e chamado Silhouette na altura, partindo de uma base Urraco 250 e aumentando o motor para 3 litros. Deste protótipo surgiu o Urraco P300 em 1974, com motor de 3 litros com dupla árvore de cames à cabeça e distribuição por corrente, e o Silhouette em 1976, a versão de capota aberta baseada no Urraco 300, cuja aerodinâmica foi inspirada no Rali.

O Jarama Rally de 1973, muitas vezes referido como o Jarama Bob, foi a última criação de Bob Wallace, que seguiu o mesmo conceito dos dois modelos anteriores, desta vez baseado no Jarama 2+2 de 1970. A aerodinâmica foi novamente revista neste caso, combinada com um aligeiramento geral e, mais importante, a deslocação do motor V12 dianteiro para o cockpit para um melhor equilíbrio e distribuição do peso, melhorando consideravelmente o desempenho em estrada.

Em 1978, Walter Wolf, fiel cliente da Lamborghini, apoiado por Giampaolo Dallara como consultor externo, solicita algumas modificações no seu Countach LP 400. Rodas de maiores dimensões e pneus de baixo perfil, contidos por extensões que alargavam as cavas das rodas, permitiam a utilização de travões de maiores dimensões. A configuração foi revista para funcionar melhor com as novas soluções, e uma grande asa apareceu na traseira do carro. Foi a partir deste mesmo carro, o Countach Wolf, equipado com um motor de 5 litros e 12 cilindros, que o Countach LP 400 S foi desenvolvido no ano seguinte. Todos os modelos Countach subsequentes seriam baseados neste, com a mesma aparência e desempenho até 1990, quando o modelo, que mais fortemente caracterizou a história da Lamborghini, saiu de produção.

Em 1974, com base no Urraco P300, Bertone apresentou o Bravo: a distância entre eixos foi encurtada em 20 cm (na verdade, os dois bancos traseiros estavam ausentes), com linhas mais angulares e extremamente futuristas e rodas “phone dial” que se tornariam uma das características de estilo de assinatura do Countach LP 400 S. O Bravo foi a primeira representação da berlinetta de dois lugares, com um pequeno motor montado na traseira (não um motor de 12 cilindros) que, a partir do Gallardo (2003) e do Huracán (2014), se tornaria uma parte importante da história da Lamborghini.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)