Pikes Peak: IONIQ 5 N de 650 cv em busca do recorde
Lamborghini Huracán STJ: Edição limitada para celebrar o fim dos V10

Lamborghini anuncia conquista de um recorde em Pikes Peak com o novo Urus

By on 10 Agosto, 2022

A mais recente atualização do Lamborghini Urus será apresentada dentro de alguns dias, mas antes disso, este novo modelo já se encontra a bater recordes na subida de Pikes Peak.

O Lamborghini Urus está prestes a ser atualizado, sendo que a revelação oficial será em meados deste mês. Como se pode ver, ainda que se trate de um modelo camuflado, o novo Urus não vai mudar radicalmente em termos visuais, uma vez que se trata apenas de uma atualização. Ainda assim, esta mesma ‘atualização’ marcou presença da subida de Pikes Peak com o objetivo de cronometrar o tempo necessário para superar os 20 quilómetros de subida e as mais de 150 curvas. E no final, uma surpresa: 10:32,064, o novo Lamborghini Urus acabou mesmo por bater o recorde na categoria de SUV de produção, que pertencia ao Bentley Bentayga.

Uma vez que ainda não foi revelado oficialmente, o novo Lamborghini Urus não marcou presença na 100ª edição da Pikes Peak International Hillclimb. No entanto, e apesar de ainda se encontrar camuflado, este Urus está praticamente de série, apenas com as modificações necessárias para poder efetuar esta histórica subida, ou seja, uma célula de segurança, assentos desportivos com cintos de segurança de seis apoios e um sistema de extinção de incêndios.

O potente motor V8 Biturbo que o equipa de série e o conjunto de pneus Pirelli P Zero Trofeo R nas medidas 285/40 R22 e 325/35 R22, que foram agora desenvolvidos em conjunto com a Lamborghini para as prestações de um SUV desportivo, foram dos elementos mais importantes na conquista deste tempo.

A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de ‘esperar o inesperado’, e demonstra o excelente nível de performance do novo Urus, a apresentar brevemente”, referiu Rouven Mohr, Chief Technical Officer da Automobili Lamborghini. “Pikes Peak é a mais famosa rampa do mundo, além de ser extremamente exigente para o automóvel: o piso irregular do traçado testa o equilíbrio do chassis; as significativas diferenças de altitude exigem muito do motor; e as condições climatéricas podem variar muito rapidamente entre a partida e a linha de chegada”.

Para bater este recorde, ao volante do Urus, esteve Simone Faggioli, detentor do recorde para modelos de tração traseira, estabelecido na ‘Race to the Clouds’ de 2018. É um piloto que conhece bem as 156 curvas deste traçado, que se prolonga por 20 quilómetros e por 1439 metros de altitude.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)