KIA em 2023: Revelação do EV9 e a nova versão do Picanto
Kia EV9 conquista 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP

Kia EV9: O SUV Elétrico de sete lugares que conquistou o mundo feminino

By on 11 Março, 2024

O Kia EV9, um SUV elétrico de sete lugares, conquistou o prêmio de Carro do Ano Mundial Feminino (WWCOTY – Women’s Worldwide Car of the Year), sendo escolhido por um júri internacional exclusivamente feminino.

O Kia EV9 destacou-se pelo seu design inovador, tecnologia avançada, e capacidade de carregamento ultrarrápido. O modelo recebeu elogios por sua segurança, conforto, eficiência e respeito pelo ambiente. Além disso, foi reconhecido noutros prémios importantes. O EV9 é o primeiro SUV elétrico de sete lugares da Kia, oferecendo uma experiência de condução semelhante aos veículos a gasolina, mas sem emissões. Possui diversas características avançadas, como condução autónoma até o nível 3 e carregamento bidirecional.

Em Portugal, o modelo recentemente lançado está disponível em duas versões – 1st Edition e GT-LINE, que se distinguem pela motorização e por alguns elementos de equipamento. A versão 1st Edition está equipada com um motor com 204 cv de potência e 350 Nm de binário máximo, enquanto a GT-LINE possui um motor com 385 cv e 600 Nm de binário. Ambas as versões incluem uma bateria com uma capacidade de 99,8 kWh e permitem carregamento ultrarrápido de 800V, que assegura a obtenção de 80% da carga da bateria em apenas 24 minutos.

A autonomia em ciclo combinado (norma WLTP) é de 541 km na versão 1st Edition e de 497

km na variante GT-LINE. No mercado nacional, o EV9 está disponível com preços a partir de €78.996 para o segmento de clientes particulares, ou de €64.224 (mais IVA) para o mercado empresarial.

Tal como ocorre em toda a restante gama da Kia, marca representada em Portugal pela Astara, o EV9 oferece uma garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, que abrange também o motor elétrico e o conjunto da bateria

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)