Jaguar XJ220: foi o automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, está agora no Museu do Caramulo
Pneus do Lamborghini Huracán Sterrato foram desenvolvidos pela Bridgestone

Jaguar XJ220 tem novamente ‘que calçar’

By on 3 Abril, 2017

Por mais incríveis que sejam, todos os veículos, nos dias de hoje, continuam a precisar de algo tão óbvio quanto o ser humano de ar para respirar. Neste caso, falamos de pneus. Algo de que o Jaguar XJ220 – um superdesportivo com motor 3.5 litros, V6 biturbo que teve uma produção limitada a 275 unidades – esteve privado durante mais de dez anos. Digamos, até poderiam haver, mas não foram desenvolvidas borrachas novas.

IMG_6265

Por isso, a Bridgestone colocou mãos à obra e trabalhou no desenvolvimento de novos pneus em parceria com a Don Law XJ220. O projeto foi anunciado pela Bridgestone em setembro de 2016 e vinha responder aos desejos dos adeptos de automóveis clássicos. Em quatro meses, 17 especificações técnicas e centenas de voltas à pista depois, os protótipos foram produzidos, avaliados e testados, recebendo o aval final de todos os intervenientes. Resultado: “É possível afirmar que os novos pneus superam os originais que equiparam este carro”, é revelado em comunicado.

Justin Law celebrates the availability of the new tyre

A 24 de março, Justin, a Don Law e a equipa de desenvolvimento da Bridgestone, juntamente com Andy Wallace, John Nielsen, Alastair Macqueen e Shinichi Watanabe, reuniram-se para reviver a experiência do automóvel de pré-produção original da Don, com chassis nº. 004. Nas palavras de Justin Law: “Não precisam de acreditar apenas na minha palavra. Em conjunto com a Bridgestone, reunimos a equipa de engenheiros e pilotos de há 25 anos atrás, e portanto, estava quase garantido que o trabalho seria bem feito”, acrescentando: “Um projeto desta dimensão não pode ser mantido em segredo. Os amantes da condução, de todo o mundo, reconhecem o valor e o legado do Jaguar XJ220, e por essa razão decidimos contar a sua história através de um filme.” Aqui fica uma amostra:

https://youtu.be/YqCvls0oXjY

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)