Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In
Jaguar Land Rover transforma digitalmente a sua organização

Jaguar Land Rover presta homenagem à Rainha Isabel II

By on 13 Setembro, 2023

Um desfile exclusivo de veículos JLR da casa real deu uma volta ao circuito de Goodwood em homenagem a Sua Majestade a Rainha Isabel II no primeiro aniversário da sua morte.

Neste tributo único, uma frota de nove modelos históricos Defender e Range Rover percorreu o famoso circuito na sexta-feira, 8 de setembro, no âmbito do evento anual Goodwood Revival.

A volta comemorativa contou com a presença de veículos JLR que a família real utiliza com caráter oficial ou privado como parte da sua frota doméstica, incluindo veículos da frota real, clássicos da JLR e de coleções privadas.

No total, estiveram presentes no evento 11 modelos históricos e foram expostos dois dos primeiros veículos reais: o primeiro veículo Série I, o Range Rover State Review, e um veículo da Série I encomendado por Sua Majestade o Rei George VI. É a primeira vez que se conseguiu reunir esta coleção única.

Lennard Hoornik, Chief Commercial Officer, JLR, declarou: “Temos muito orgulho na nossa relação com a família real, que remonta às origens da empresa, pelo que quisemos prestar homenagem à Rainha Isabel II no aniversário da sua morte. Nunca tínhamos reunido uma coleção tão completa de veículos reais e o desfile comemorativo foi um momento de memória muito especial.

O ADN dos Land Rover Series originais que iniciaram a forte relação da JLR com a Família Real continua muito presente nas marcas atuais Land Rover, do robusto Defender, ao requintado Range Rover e passando pelo versátil Discovery.

Exposição estática de veículos no Goodwood Revival:

State Review Series I

O primeiro Land Rover State Review incorporava uma plataforma traseira concebida à medida e acompanhou Sua Majestade a Rainha Isabel II e Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, numa digressão de seis meses pela Commonwealth. Faz parte da Coleção Real do Museu Britânico do Automóvel, em Gaydon.

Series I (LXC 894D)

Originalmente encomendado por Sua Majestade o Rei Jorge VI, foi utilizado por Sua Majestade a Rainha Isabel II e por outros membros sénior da Família Real em Balmoral. Foi restaurado em 2010 por aprendizes da Land Rover e integra agora a coleção Land Rover Classic.

Veículos do desfile comemorativo:

Protótipo (HAC 379)

Um dos protótipos originais de pré-produção de 1948, dos quais foram produzidos apenas 48. Tem o número de chassis L31 e foi utilizado em testes, desenvolvimento e operações publicitárias, em conjunto com o seu carro irmão, o R32, nas quais foi fotografado com Sua Majestade o Rei George VI. Atualmente é propriedade de um colecionador privado.

State Review Series II

O segundo Land Rover oficial da casa real britânica estava equipado com luzes laterais azuis que se acendiam sempre que transportava um membro da família real. Este exemplar era um veículo de reserva, o que explica a sua baixa quilometragem de aproximadamente 21 000 km. Faz parte da Coleção Real do Museu Britânico do Automóvel, em Gaydon.

Conduzida por Sua Majestade a Rainha Isabel II, foi a primeira Station Wagon do seu segmento a ser equipada com um motor de seis cilindros. Incorpora também um conjunto de características especiais, como bancos em couro, uma proteção de madeira para o cão e degraus laterais, para auxiliar a

desempenhar as suas funções reais. Atualmente faz parte da Coleção Real do Museu Britânico do Automóvel, em Gaydon.

O primeiro Range Rover State Review, que assumiu o papel de veículo cerimonial de gala para a Família Real, entrou ao serviço em 1975 e foi utilizado até 2002. A sua traseira especialmente modificada incluía bancos rebatíveis e um púlpito com guarda-chuvas ocultos. Um silenciador adicional minimizou o ruído do motor V8 para os passageiros reais. Atualmente faz parte da Coleção Real do Museu Britânico do Automóvel, em Gaydon.

Defender 130 ‘Jumbo’

Com três portas de cada lado, este Defender 130 de distância entre eixos longa recebeu o apelido de Jumbo e foi modificado para a família real, para apoiar os passeios na propriedade rural de Sandringham, onde continua a ser um veículo de trabalho. Foi incluído no desfile do Goodwood Revival após obter a aprovação de Sua Majestade o Rei Carlos III.

O terceiro Range Rover State Review foi apresentado na imagem escolhida por Sua Majestade a Rainha Isabel II para o seu postal de Natal de 1994, no qual ela e Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, foram fotografados a assistir ao 50.º Aniversário do Desembarque do Dia D em Arromanches. Este veículo faz parte da Coleção do Museu Britânico do Automóvel.

Defender 110 V8

Veículo pessoal utilizado por Sua Majestade a Rainha Isabel II na propriedade de Sandringham. Este veículo faz parte da coleção real privada e, tendo sido encomendado por Sua Majestade o Rei, faz parte da frota real ativa.

Existem inúmeras imagens de Sua Majestade a Rainha Isabel II ao volante deste Range Rover, uma vez que era o seu veículo preferido após ter entrado para a frota. A famosa mascote, o Labrador Retriever, que adornava o capot, foi retirada por razões de segurança.

O atual Range Rover State Review data de 2015, baseia-se num modelo de distância entre eixos longa e incorpora propulsão híbrida diesel-elétrica, o que lhe permite funcionar com energia elétrica pura durante as cerimónias de gala. Foi concebido e produzido pela divisão de Operações de Veículos Especiais da JLR.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)