BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Idade média dos veículos em estrada bateu recorde nos EUA, mas ainda é mais baixa que em Portugal

By on 15 Maio, 2023

A idade média do parque automóvel dos Estados Unidos da América voltou a bater recordes. Este é o sexto ano consecutivo em que a idade média aumenta, e a continuação da tendência não foi inesperada.

Segundo a S&P Global Mobility, a idade média dos veículos em circulação nos EUA chegou este ano aos 12,5 anos. A idade média dos veículos nos EUA em 2003 era de 9,7 anos.

“Esperávamos que a confluência de fatores que afetam a frota a partir de 2021 proporcionasse uma maior pressão ascendente sobre a idade média dos veículos”, disse Todd Campau, diretor associado de soluções pós-venda da S&P Global Mobility. “As razões para o envelhecimento da frota de veículos são bem conhecidas nesta altura. A pandemia de Covid teve inicialmente um impacto nas vendas de veículos novos, depois a escassez foi causada pela falta de chips de microprocessadores para a indústria automóvel. “Mas a pressão foi amplificada na segunda metade de 2022, à medida que as taxas de juros e a inflação começaram a cobrar o seu preço. Há quase 122 milhões de veículos em circulação com mais de 12 anos”, afirmou Campau.

E em Portugal?

O cenário em Portugal é um pouco pior neste aspeto. Segundo os dados da ACAP, um milhão e meio de automóveis a circular em Portugal – 26 por cento do total do parque automóvel – têm mais de 20 anos. Este número assume um peso relevante, tendo em conta que, em 2000, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas um por cento do total do parque. Em Portugal, no último ano, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos, enquanto a idade média tanto nos ligeiros de mercadorias, bem como nos pesados, de passageiros e de mercadorias, ronda os 15 anos. Acrescente-se que, dos 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal, em 2021, 63 por cento tinham mais de 10 anos. Já no que se refere à idade média dos veículos entregues para abate, em 2021, o valor rondava os 23,5 anos (para comparação, em 2006, fixava-se nos 16 anos).

No início do novo milénio, a idade média dos carros em Portugal era de sete anos, passando para 13,4 anos, duas décadas depois.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)