Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

ID.X Performance: Os elétricos podem ser (muito) emocionantes

By on 11 Setembro, 2023

Tração integral, suspensão orientada para a performance e 441 kW (558 cv) de potência. Começando assim, o leitor entende o que Concept ID.X Performance. A Volkswagen apresentou a sua visão de uma berlina desportiva totalmente elétrica da classe média-alta no ID. Treffen, em Locarno, na margem suíça do Lago Maggiore.

Com um carácter desportivo bem vincado, esta berlina totalmente elétrica apresenta uma série de características desportivas: tanto o defletor dianteiro como o difusor traseiro são produzidos em carbono. Os engenheiros incrementaram o ângulo de convergência em 80 milímetros e rebaixaram a suspensão desportiva, com molas especialmente rígidas, em 60 milímetros. Em conjunto com a unidade de tração, isto contribui significativamente para a performance, tornando o comportamento do veículo ainda mais ágil.

O veículo está equipado com jantes de liga leve desportivas de 20 polegadas com bloqueio central e com pneus de competição de dimensão 265. Na traseira, uma asa em carbono, assegura o downforce necessário. Os grupos de luzes traseiras realçam o aspeto desportivo da berlina elétrica de alta performance. No interior do veículo, os ocupantes sentam-se em bancos de carbono, os quais proporcionam um apoio ideal mesmo com um estilo de condução dinâmico. Os detalhes em vermelho realçam as características desportivas do habitáculo.

A Volkswagen complementou o motor síncrono de funcionamento permanente no eixo traseiro com um motor assíncrono adicional no eixo dianteiro, criando assim uma configuração de tração integral. O binário é controlado pelo Vehicle Dynamics Manager, sistema que também gere o funcionamento do bloqueio do diferencial do eixo traseiro no ID.X Performance. A função é controlada através de um ecrã independente – com 17 centímetros de diagonal – posicionado na consola central. A energia de propulsão dos dois motores é fornecida pela bateria de tração, a qual permite uma elevada potência contínua e tempos de carregamento curtos, com uma capacidade máxima de 200 kW.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)