Hyundai inaugura Brand Space na Amazon
5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos

Hyundai: sedan elétrico desportivo com 603 cv e 700/800 Km de autonomia?

By on 18 Junho, 2023

De acordo com a informação de uma agência de notícias sul-coreana, a ETNews, a Hyundai está a trabalhar num veículo elétrico desportivo que será construído na sua próxima arquitetura de veículo elétrico chamada ‘eM’. Segundo ‘reza’ a crónica, o novo carro elétrico da Hyundai poderá ser o mais potente de sempre. Tem como nome de código ‘GT1’, e deverá ter um forte aumento de autonomia, sendo o primeiro da nova arquitetura de veículos eléctricos da Hyundai. A Hyundai nada diz sobre o projeto GT1, mas este faz sentido, já que se insere perfeitamente na linha de produtos do fabricante coreano, que carece de um sedan elétrico desportivo.

A nova plataforma eM terá sido construída com uma bateria de maior capacidade, com 113,2 kWh. Trata-se de uma melhoria significativa em relação ao modelo mais desportivo da Hyundai até à data, o Kia EV6 GT que tem uma bateria de 77,4 kWh. Em comparação com a concorrência, a plataforma eM supera a bateria de 100 kWh do Tesla Model S e a bateria de 107,8 kWh do Mercedes-Benz EQS.

Segundo a mesma fonte, o protótipo GT1 utiliza alegadamente um total de três motores, com a versão de maior desempenho a combinar um motor de 200 kW e um de 250 kW para um total de cerca de 603 cv de potência, que como se sabe fica acima do EV6 GT de 430 kW, ou cerca de 576 cv. A bateria de maiores dimensões significa também maior autonomia, que, deverá ficar entre os 700 e 800 quilómetros. A Hyundai apresentou as suas plataformas eM e eS em outubro, afirmando que a plataforma eM se traduziria numa melhoria de 50 por cento na autonomia em comparação com os seus EVs atuais que utilizam a plataforma E-GMP.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)