Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance

Hyundai Santa Fé será o primeiro carro com reconhecimento da impressão digital para acesso e arranque

By on 28 Dezembro, 2018

A casa coreana acaba de anunciar que irá introduzir um sistema de mão livres acesso e arranque, baseado num leitor de impressões digitais. O primeiro modelo a beneficiar deste sistema será o Hyundai Santa Fé.

A Hyundai reclama para si a estreia deste tipo de sistema de acesso, baseado nas impressões digitais do proprietário do veículo. Para abrir o Santa Fé, o proprietário terá de colocar o dedo no sensor localizado no puxador da porta e, caso seja lida de forma correta a impressão digital guardada na memória do veículo, este abrir-se-á. Depois, basta voltar a colocar o dedo no botão de arranque e o motor começará a trabalhar, uma vez mais, se a impressão digital for bem lida.

Há muito tempo que este tipo de acesso, já disponível nos smartphones de topo, está a ser desenvolvido por vários construtores e empresas fornecedores de componentes, mas têm-se deparado com questões e preocupações de segurança que não têm sido fáceis de ultrapassar.

Pelo visto a Hyundai conseguiu tratar de todas as questões utilizando uma tecnologia de sensores de reconhecimento capacitivos que medem a diferença entre a eletricidade estática gerada pela pele humana e pelos dispositivos falsos ou simuladores de impressão digital. Diz a Hyundai que a possibilidade de erro na leitura da impressão digital é de 1 em 50 mil, sendo que o sistema vai melhorando com o tempo e com as alterações que vão sendo feitas.

Além da abertura de portas e arranque do veículo, este sistema de reconhecimento da impressão digital, vai permitir que o utilizador possa personalizar a sua experiência de condução, guardando em memória as definições dos espelhos exteriores interior, regulação dos bancos e a conectividade preferida de cada utilizador, sendo possível guardar mais que um utilizador na memória do veículo. Albert Biermann, o responsável máximo do departamento de pesquisa e desenvolvimento, defende que a Hyundai “tem planos para expandir a aplicação da tecnologia, permitindo o ajustamento da temperatura interior, posição do volante e muitas outras definições. Recordamos que o Bentley Bentayga utiliza um sistema simples de reconhecimento de impressões digitais para abrir e fechar um compartimento de arrumação. O sistema da Hyundai irá ser lançado na China já em janeiro, recebendo o Santa Fé esta inovadora forma de acesso, como opcional, nas próximas semanas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)