Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance

Hyundai Kauai Electric e Diesel disponíveis no final do verão

By on 30 Julho, 2018

A gama de motorizações do Novo Hyundai KAUAI está agora completa com o lançamento das tão aguardadas versões Electric e Diesel.

A Hyundai elevou a fasquia no segmento dos veículos elétricos como o Novo KAUAI Electric. O mais recente B-SUV totalmente elétrico entra no mercado com uma autonomia impressionante, de 470 quilómetros, design apelativo e as mais recentes funcionalidades de segurança. O KAUAI Electric combina a carroçaria SUV com a mobilidade elétrica e faz parte da estratégia da Hyundai para lançar automóveis ecológicos.

A Hyundai apresenta ainda o motor diesel Smartstream 1.6 litros para o Novo KAUAI. O alargamento da gama de motorizações do KAUAI sucede o lançamento da versão elétrica, que já é um marco para a condução sem emissões. Para aumentar a eficiência do KAUAI e impulsionar a sua dinâmica de condução, a Hyundai lança agora a tecnologia Smartstream para ir de encontro aos objetivos de emissões de CO2 a que se propôs para o longo prazo.

As novas motorizações do Novo Hyundai KAUAI vão estar disponíveis em Portugal no final do verão de 2018. A Versão Electric terá um preço base de 43.350 euros. O KAUAI Diesel 115 cv MT poderá ser adquirido a partir de 25.700 euros, enquanto o Diesel 136 cv 7DCT será comercializado com um preço de entrada de 27.700 euros.


Hyundai Kauai Electric

A Hyundai assinalou um novo marco histórico no que refere ao segmento dos veículos elétricos com o Novo KAUAI Electric. O mais recente B-SUV totalmente elétrico entra no mercado com um alcance impressionante, design apelativo e funcionalidades de segurança.

“A Hyundai já é líder em soluções de mobilidade de futuro,” referiu Andreas-Christoph Hofmann, Vice Presidente de Marketing e Produto da Hyundai Motor Europe. “Ao lançarmos o Novo KAUAI Electric, estamos a dar um grande passo para ir de encontro à nossa estratégia para desenvolver automóveis mais ecológicos. É um automóvel que combina uma carroçaria SUV com mobilidade elétrica. O KAUAI Electric representa o caráter moderno da Hyundai. Com a Hyundai, o futuro é agora!”

Marca consagrada de SUV com uma mentalidade futurista

O Novo KAUAI Electric é o mais recente membro de uma família de sucesso e reforça a liderança da marca no segmento dos automóveis ecológicos. Agrega os pontos fortes dos SUV com a potência das motorizações elétricas. A Hyundai é a primeira marca automóvel na Europa a desenvolver um SUV compacto totalmente elétrico e acessível a todos. Ao oferecer aquela que já é a mais vasta gama de motorizações, a Hyundai está na linha da frente da eco mobilidade. A marca comercializou o primeiro automóvel de produção em massa de células de combustível, o ix35 Fuel Cell, e introduziu recentemente o seu sucessor, o Novo NEXO. Além disso, o IONIQ é o primeiro automóvel capaz de disponibilizar três motorizações elétricas distintas para a mesma carroçaria. Vencedor de vários prémios de prestígio, atribuídos pelos meios de comunicação e por organizações pertencentes à indústria automóvel, o IONIQ é um dos mais galardoados automóveis ecológicos a nível europeu. A história de sucesso da gama SUV da Hyundai teve o seu início há 17 anos, com o lançamento do Santa Fe. Desde 2001, e apenas na Europa, a Hyundai já vendeu mais de 1,5 milhões de unidades do Santa Fe, Grand Santa Fe, Tucson e do Novo KAUAI. Todos eles são representativos do estilo dinâmico e futurista da Hyundai e consagram a marca neste segmento ainda em crescimento.

Um automóvel que não compromete

O Novo KAUAI Electric permite ao cliente combinar as duas principais tendências do mercado automóvel – a eletrificação e o estilo SUV. Mantém o mesmo design expressivo e a mesma versatilidade do KAUAI. O KAUAI 100% elétrico reflete o estilo de vida dos clientes modernos, que assim beneficiam de uma experiência de condução divertida, conjugada com o baixo impacto ambiental de um veículo elétrico. A plataforma completamente nova do KAUAI permite ainda uma integração eficiente dos módulos das baterias, que não compromete o interior espaçoso.

O poder do Novo KAUAI Electric: You define it.

O Novo KAUAI Electric inclui duas motorizações diferentes e disponibiliza aos consumidores um dos mais potentes motores elétricos. A versão de bateria de maior capacidade permite uma autonomia de 470 km (teste WLTP, 546 km de acordo com o ciclo de testes NEDC)*, produzindo uma potência máxima de 204 CV (150 kW). Com uma bateria com capacidade de 39,2 kWh, a versão standard tem uma autonomia de 321km (teste WLTP, 546 km sob teste NEDC)* com apenas um carregamento, com o motor a produzir 136 CV (100 kW). Com 395 Nm de binário imediato e uma aceleração de 7,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, o Novo KAUAI Electric com motor de 204 cv (64kW) é verdadeiramente divertido de conduzir.

Design futurista

O Novo KAUAI Electric tem a mesma aparência expressiva e a poderosa frente do KAUAI. O elemento diferenciador no design é a grelha dianteira fechada, que oferece um estilo clean mas arrojado, ao mesmo tempo que melhora a aerodinâmica. Outro elemento característico no design da dianteira são os dois grupos óticos, que melhoram o impacto visual, com as luzes LED de circulação diurna posicionadas acima dos faróis LED. O tejadilho two-tone do KAUAI 100% elétrico, assim como a possibilidade de escolher entre 7 cores distintas de exterior permite ao condutor afirmar o seu estilo pessoal.

Sensações da condução elétrica

Uma funcionalidade especial do Novo KAUAI Electric é o seletor de mudanças “shift-by-wire”, que permite controlar de forma intuitiva o motor elétrico do motor elétrico. O sistema de travagem regenerativo ajustável utiliza patilhas atrás do volante que permitem selecionar o nível de “travagem regenerativa”. O sistema recupera energia adicional sempre que possível. Os condutores podem também beneficiar do ecrã “supervision cluster”, controlar de forma intuitiva o motor elétrico, que mostra informação fundamental sobre a performance de condução do automóvel. Adicionalmente, o head-up display projeta informação relevante sobre a condução diretamente para a linha de visão do condutor.

Conetividade e conforto

O Novo KAUAI Electric vem equipado com uma vasta gama de funcionalidades de conetividade, como o sistema de infotainment, que inclui navegação, media , entre outras, como Apple CarPlay e Android Auto e ainda um carregador wireless de telemóvel. O novo modelo ecológico da gama da Hyundai vem equipado com as últimas tecnologias de segurança ativa e de assistência à condução da marca, denominada SmartSense: Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, Radar de Ângulo Morto, incluindo Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor, Sistema de Informação da Velocidade Máxima e Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem.

Os condutores também beneficiam de um painel de instrumentos “Supervision” de 7 poleadas, que apresenta informações-chave sobre a performance de condução do automóvel, para além do head-up display (HUD) que projeta a informação mais relevante relacionada com a condução diretamente para a linha de visão do condutor.

Hyundai Kauai Diesel

A Hyundai apresenta o motor diesel Smartstream 1.6 litros para o Novo KAUAI. O alargamento da gama de motorizações do KAUAI sucede o lançamento da versão elétrica do modelo, que já é um marco para a condução sem emissões. Para aumentar a eficiência do KAUAI e impulsionar a sua dinâmica de condução, a Hyundai apresenta agora a tecnologia Smartstream para ir de encontro aos objetivos de emissões de CO2 a que se propôs para o longo prazo. O novo compacto turbo comprimido vai estar disponível em toda a Europa no final do verão de 2018.

“Com o Novo KAUAI passamos a estar presentes no segmento dos SUV compactos para fortalecer a herança SUV da marca. Tendo por base 1.6 milhões de SUV vendidos na Europa desde o lançamento do Santa Fe em 2001,” afirmou Andreas-Christoph Hoffmann, Vice Presidente de Marketing & Produto da Hyundai Motor Europe. “ao desenvolver um SUV compacto completamente nodo e equipá-lo com a mais recente tecnologia de motorizações, vamos de encontro às mais elevadas expectativas dos clientes europeus. Com o seu design progressista e elevada segurança e funcionalidades de assistência à condução esperamos conquistar novos clientes.”

Eficiente e fiável: A gama de motorizações do KAUAI

O motor diesel Smartstream 1.6 litros, recentemente desenvolvido pela Hyundai, garante uma real economia de combustível e emissões reduzidas. A elevada eficiência deste motor é alcançada através de uma redução significativa da fricção, um turbocompressor altamente eficaz e à válvula de entrada paralela.

O novo motor Smartstream está disponível com dois níveis de potência. A versão standard gera 115CV e vem com caixa manual de seis velocidades (6MT) e está equipado com tração dianteira. A versão highpower oferece 136CV e um binário poderoso de 320 Nm, combinado com a caixa de sete velocidades e dupla transmissão (7DCT). Para uma condução mais dinâmica em terra ou estrada os clientes poderão equipar o motor mais potente com tração integral ou dianteira. O consumo de combustível da versão standard, combinado e em conversão NEDC: 4.1 – 4.3 l/100km; Emissões de CO2 combinadas e em conversão NEDC: 109 – 113 g/km. Na versão highpower os consumos combinados em conversão NEDC: 4.2 – 4.9 l/100km; Emissões CO2 combinadas e em conversão NEDC: 112 – 127 g/km.

O KAUAI oferece dois motores turbo comprimidos a gasolina e de baixa cilindrada, com binário elevado a baixos regimes. Um deles, o motor 1.6 T-GDI da Hyundai, está agora disponível com tração dianteira ou integral e 7DCT. O motor que entrega 177CV e 265 Nm de binário, dá resposta a qualquer ambiente com facilidade (consumo combinado em conversão NEDC da versão com 4WD: 6.8 – 7.1 l/100km; Emissões CO2 combinadas e em conversão NEDC: 155 – 160 g/km).

Em alternativa, os clientes podem optar por uma versão mais económica de com o motor 1.0 TGDi de três cilindros a gasolina com caixa manual que confere 120CV e 172 Nm (consumo combinado em conversão NEDC: 5.5 – 5.7 l/100km; Emissões CO2 combinadas e em conversão NEDC: 125 – 129 g/km).

O turbocompressor de ambos os motores a gasolina está equipado com válvula wastegate controlada de forma eletrónica que melhora os consumos de combustível ao reduzir as perdas e favorecer a resposta do acelerador e o binário a baixos regimes. Esta unidade apresenta o injetor GDI de seis buracos, pressionado a 200 bar, um valor acima da média, assegurando assim uma combustão limpa.

Condução confortável com a 7DCT

Os engenheiros de desenvolvimento da Hyundai criaram o ponto ótimo entre potência e a qualidade para uma condução e manobra mais confortáveis. A 7DCT desenvolvida pela Hyundai combina os benefícios das transmissões manual e automática. Adicionalmente, melhora o consume de combustível e as emissões de CO2 até 20 por cento quando comparada com a transmissão convencional de 6 velocidades. quando combinado com a 7DCT, o Novo Hyundai KAUAI oferece 3 modos de condução: ECO, Normal e Sport. No modo sport a sequência das mudanças é diferente já que as mesmas ficam retidas mais tempo.

Desenvolvido para convencer os clientes em estrada ou terra

O opcional de tração integral do KAUAI oferece uma verdadeira experiência SUV. Responde a todas as situações de condução com até 50 por cento do binário distribuído pelas rodas traseiras. O sistema, quando acionado, aumenta a tração na neve, terra e em estradas normais enquanto melhora a performance em curva. Para facilitar o arranque em pisos difíceis, o diferencial pode ser bloqueado manualmente para distribuir 50 por cento do binário em velocidade até 40 km/h.

A direção assistida eletricamente entrega um raio de viragem melhorado de 58mm/ver, o que facilita a manobrabilidade ao reduzir o número de voltas de batente a batente. O controlo de tração em curva avançado da tração integral diminui a subviragem e melhora a agilidade e estabilidade do veículo ao controlar a tração e o amortecimento na aceleração em curva.

Todos os motores de combustão disponíveis para o KAUAI foram modificados para ir ao encontro dos standards de emissões Euro 6d Temp.

Ágil, irreverente e progressista – o design do Hyundai KAUAI

O Novo KAUAI é cool e confiante – um carácter novo da gama SUV da Hyundai. A sua frente expressiva ponderosa, caracterizada pela grelha em cascata, a identidade da marca. A combinação de luzes, com as luzes de circulação diurnal em LED posicionadas acima dos faróis em LED, confere ao KAUAI uma aparência elegante e confiante. A ousadia da frente e traseira do modelo é enfatizada pela sua postura ampla e carroçaria volumosa e confiante. As jantes de liga leve de 18’’ e a antena em barbatana, um elemento de design novo no KAUAI, contribuem para o carater ousado do modelo. O tejadilho a duas cores do KAUAI e a existência de dez cores de exterior diferentes permitem 27 combinações únicas para quase todos os estilos de vida: Tu Conduzes. Tu Decides.

O design interior do KAUAI reflete o tema exterior com superfícies macias e com contornos no topo do painel de instrumentos que contrastam com as partes mais escuras, representando um carater tecnológico e resistente. Os clientes podem personalizar o interior no KAUAI com três cores distintas: Laranja, Lima e Vermelho. Estas cores podem notar-se também em torno das entradas de ar, manete de velocidades, botão start, perponto dos estofos e volante. A posição ergonómica do ecrã tátil flutuante da navegação, opcional, de 8’’ permite aos clientes estarem atentos ao transito em todos os momentos. Os bancos exclusivos da Hyundai com os sistemas opcionais de ventilação e aquecimento bem como o volante aquecido oferecem aos passageiros ainda mais conforto tanto no inverno como no verão.

O Novo KAUAI oferece bastante espaço tanto para os passageiros como para bagagens. O lugar do passageiro da frente tem 1,054 mm de espaço para as pernas e atrás 880 mm, ambos generosos. Com uma capacidade de bagageira de 361 litros (VDA), o KAUAI é ótimo para espadinhas de fim de semana ou viagens mais longas.

Funcionalidades de conectividade de elevada qualidade

O Novo KAUAI da Hyundai apresenta o head-up display que projeta informação relevante diretamente para a linha de visão do condutor. Inclusive, os clientes podem equipar o seu KAUAI com o sistema infotainment, opcional, de 8’’ que integra navegação, media e funcionalidades de conectividade, suportando Apple CarPlay e Android Auto, quando disponível. O Display Audio permite aos passageiros espelhar o conteúdo do seu smartphone no display de 7’’ através do CarPlay e Android Auto. Para maior conforto, o carregador wireless de telemóvel (Qi standard), carrega o smartphone dos passageiros e conecta os seus dispositivos moveis com portas USB e entradas AUX. O KAUAI oferece ainda o sistema de som premium de elevada qualidade Krell de oito colunas, incluindo dois tweeters de 20mm, quatro woofers de 160mm, uma coluna central de 100mm e um subwoofer de 200mm.

Segurança em primeiro lugar: Sistemas de assistência SmartSense e o nível mais elevado de segurança passiva

O Novo KAUAI preocupa-se com os seus passageiros. O Hyundai SmartSense cumpre com os mais elevados standards de segurança europeus. O Hyundai KAUAI é um dos veículos mais seguros do segmento B, facto que as cinco estrelas do Euro NCAP vieram comprovar. Esta lista de funcionalidades de segurança inclui Travagem Autónoma de Emergência (FCA) da Hyundai com deteção de peões, Radar de Angulo Morto (BCW), Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo (RCCW), Manutenção à Faixa de Rodagem (LKAS), Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), Luz de Iluminação em Curva (estática) (LBA) e Controlo Automático dos Máximos (HBA).

A Hyundai é a única construtora automóvel que utiliza o seu próprio aço para produzir os seus automóveis – o que beneficia o Novo KAUAI, apresentando uma carroçaria forte e leve com 51 por cento de aço de elevada resistência que melhora a performance dinâmica e aumenta a segurança passiva dos passageiros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)