Hyundai Ioniq 6 Vanguard 77kW MY23– Ensaio Teste
Hyundai IONIQ 6 estreia-se em Portugal no ECar Show

Hyundai Ioniq 6 chegou a Portugal: saiba tudo

By on 28 Junho, 2023

O novo Hyundai Ioniq 6 foi eleito World Car of the Year 2023, e já está disponível para venda em Portugal. A marca anuncia autonomia de até 777 Km, em percurso urbano, e os preços iniciam-se nos 59.390€.

O novo carro sul coreano, 100% elétrico, baseia-se na Plataforma Modular Global Elétrica, ou E-GMP, tem uma capacidade de carregamento ultrarrápido de 800v, e a Hyundai anuncia que é capaz de recuperar até 80% da bateria, em 18 minutos. É o segundo modelo da gama Ioniq e o modelo com o mais baixo coeficiente de resistência aerodinâmica da Hyundai, 0.21 Cd, o que contribuiu muito para a eficiência energética.

A sua silhueta é estilizada e aerodinâmica, é comprido, 4855 mm, largo 1880mm e não muito alto, 1495 mm. De modo a não faltar espaço interior tem uma distância entre eixos de 2950mm.

O design estilizado e emocional do IONIQ 6 foi inspirado pelo desenho intemporal do Prophecy Concept EV da Hyundai, apresentado em março de 2020 e apresenta o mais baixo coeficiente de resistência aerodinâmica da Hyundai, 0.21 Cd.

Isso abre caminho a uma maior autonomia, 614 km (ciclo combinado WLTP)

Para maximizar o espaço interior, as partes dianteira e traseira são alongadas, o que origina um chassis longo, que cria uma silhueta exterior exclusiva.

A grande distância entre eixos (2950 mm) e a plataforma E-GMP originam o maior espaço para as pernas dos ocupantes da fila da frente de todos os modelos da Hyundai

O Ioniqu 6 incorpora a tecnologia Vehicle to Load (V2L), que assegura aos clientes a livre utilização e carregamento de qualquer equipamento elétrico com o veículo em andamento

o Isso permite ao carro operar outros dispositivos (110 / 220V) em qualquer lugar com uma potência máxima de saída de 3,68 kW

O Ioniq 6 está disponível com tração traseira e a bateria de 77,4 kWh. Tem tração traseira, o Motor Traseiro tem 168 kW, a Potência é de 168 kW equivalente a 228 cv, o Binário (combinado) 350 Nm. A Autonomia elétrica (WLTP ciclo combinado) é de 614 Km, e o

Consumo de Energia anunciado (WLTP ciclo combinado) 14,,3 kWh/100.

A bateria de 800 volts, duplica o padrão da indústria, que são 400 volts, pode ser carregada de 10% até 80% da sua capacidade em apenas 18 minutos e pode ser carregado para até 100 km de autonomia em menos de cinco minutos de carregamento. Pode ainda ser carregado até 351 km em 15 minutos de carregamento.

Está equipado com um carregador de bordo de alta potência, que pode suportar até 11 kWh para carregamento em AC e até 232 kWh em carregamento ultrarrápido DC.

A plataforma E-GMP assegura que os condutores podem esperar uma elevada estabilidade e uma manobrabilidade previsível em estrada. Está equipado com um sistema de suspensão traseira de cinco braços, que é normalmente utilizado em veículos dos segmentos médio a superior. Apresenta um eixo motriz integrado, que combina os rolamentos das rodas com o eixo de transmissão para aportar potência às rodas, reduzindo o peso do eixo e aumentando a estabilidade ao manobrar

O Ioniq 6 é o primeiro modelo da Hyundai com unidade de controlo de atualizações à distância, Over-the-Air (OTA), que proporciona um ainda maior conforto para os condutores, ao premir um botão. Esta função garante que o carro está sempre atualizado com o software mais recente.

O IONIQ 6 vem também equipado com o mais recente sistema de infoentretenimento da Hyundai, que inclui:

o Ecrã integrado AVN (Audio Video Navigation) de 12,3’’

o Painel de instrumentos digital de 12,3’’

o Reconhecimento de voz online

  • Os serviços do carro conectados por Bluelink incluem:

    o Navegação Online (Roteamento Conectado)

    o Planeamento de rotas para veículos elétricos

    o Um perfil de utilizador baseado na nuvem

    Serviços avançados à distância, incluindo carregamento remoto

  • O IONIQ 6 é o primeiro veículo da Hyundai a oferecer o novo e prático dispositivo Plug & Charge:

    o Os utilizadores podem conectar o seu carro e carregá-lo sem necessitar de uma app ou cartão de carregamento

  • Outros dispositivos de conectividade incluem:

    o Carregamento sem fios do telefone

    o Android Auto e CarPlay

    Conveniência

  • O IONIQ 6 dispõe de um espaço de carga de 401 litros
  • O habitáculo oferece 45 litros de espaços de armazenamento adicional
  • Os dispositivos de infoentretenimento incluem:

    o Head-up Display (HUD)

    o Sistema áudio premium Bose

    o E-Active Sound Design (E-ASD)

  • Outras caraterísticas:

    o Shift-by-wire (seleção eletrónica das mudanças)

    Page 8 of 26

    o Patilhas de Mudanças Regenerativas (i-Pedal)

    Hyundai Smart Sense e segurança

  • Pela primeira vez, num modelo da Hyundai comercializado na Europa, o IONIQ 6 apresenta um avançado Intelligent Front-lighting System (IFS – Sistema Inteligente de Iluminação Frontal) com faróis LED Matrix, cuja iluminação se altera de acordo com as condições da estrada. O IFS carateriza-se por uma função de assistência automática de máximos, que desliga parcialmente as luzes de máximos, que podem encandear outros condutores de veículos que circulem no sentido contrário da estrada.
  • O IONIQ 6 também vem equipado com o nível mais elevado do sistema avançado de assistência à condução, Hyundai Smart Sense, proporcionando os mais altos graus de segurança e de conforto na estrada:

    o Highway Driving Assist 2 (HDA 2 – Assistência à Condução em Autoestrada) com função de assistência à mudança de faixa, o que lhe permite classificar-se no nível 2 de condução autónoma

    o Forward Collision-avoidance Assist (Assistente de Prevenção de Colisão) 2.0 – Sensor Fusion+, com:

    ▪ Deteção de carros/peões/ciclistas

    ▪ Viragem em cruzamentos

    ▪ Atravessamento de cruzamentos

    ▪ Aproximação de mudança de faixa

    ▪ Assistência ao lado de mudança de faixa com correção evasiva automática da direção

    o Blind-Spot Collision-avoidance Assist Radar (BCA – Radar de ngulo Morto)

    o Rear Cross-traffic Collision Warning (RCCW Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo)

    o Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist (RCCA – Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência)

    o Navegação baseada em Cruise Control Inteligente

    o Lane Following Assist (LFA – Sistema de Acompanhamento à Faixa de Rodagem)

    o Lane Keeping Assist (LKA – Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem)

    o Intelligent Speed Limit Assist (ISLA – Assistência Inteligente à Manutenção do Limite de Velocidade)

    o High Beam Assist (HBA – Sistema de Controlo Automático dos Máximos)

    o Blind-Spot View Monitor (BVM – Câmara de deteção de ângulo morto)

    o Driver Attention Warning (DAW – Alerta de Fadiga do Condutor)

    o Safe Exit Assist (SEA – Saída do Veículo em Segurança / Safe Exit Warning (SEW – Aviso de saída do veículo em segurança)

    o Rear Occupant Alert (ROA – Alerta de Ocupante Traseiro)

    o Remote Smart Parking Assist 2 (RSPA 2 – Sistema inteligente de estacionamento controlado à distância 2)

    o Surround View Monitor (SVM – Câmara 360º)

    o Forward / Side / Reverse Parking Collision-avoidance Assist (PCA – Assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento frontal/lateral/retaguarda)

    o Multi Collision Braking (MCB – Travagem de Emergência em Colisões)

    o Hill Assist Control (HAC – Controlo de Arranque em Subida)

  • Dispositivos de segurança adicionais:

    o Sete airbags incluindo um no lado central do banco do condutor

    o eCall

Restante Press Kit do Hyundai Ioniq 6

02 O Hyundai IONIQ 6 oferece nova experiência em mobilidade elétrica

A Hyundai Motor Company lançou recentemente o IONIQ 6, o segundo modelo da sua gama IONIQ dedicada em exclusivo a veículos movidos a bateria elétrica (BEV). O design Electrified Streamliner é esculpido aerodinamicamente e faz uso inovador de materiais sustentáveis para refletir os atuais valores dos clientes de veículos elétricos. O IONIQ 6 vem também equipado com um conjunto de tecnologias avançadas, dispositivos e espaços personalizados, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia alargada para redefinir os limites da mobilidade elétrica.

O IONIQ 6 proporciona uma autonomia elétrica de até 614 km por carregamento, de acordo com a norma Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Adicionalmente, oferece um multi-carregamento ultrarrápido de 400-V/800-V, tornado possível pela Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) da Hyundai Motor Group. Tem também o que, até à data, pode ser o design mais aerodinâmico de modelos da Hyundai e um leque de caraterísticas potenciadoras como Iluminação Ambiente de Duas Cores, Iluminação Sincronizada com a Velocidade do Veículo, Sintonização de Desempenho VE e Electric Active Sound Design (e-ASD – Design de Som Ativo Elétrico), melhorando a experiência de mobilidade elétrica.

“O IONIQ 6 está concebido e projetado para melhorar com facilidade as nossas vidas diárias como um espaço para despertar o nosso potencial. O inovador interior é meticulosamente concebido como um espaço pessoal tipo casulo, reforçado com as mais recentes tecnologias, para criar uma experiência de condução segura, divertida e sem stress. O espaçoso interior, com sustentabilidade e usabilidade no seu âmago, representa, uma vez mais, um passo em frente para veículos elétricos, em linha com os valores dos nossos clientes.”

Thomas Schemera, Vice-Presidente Executivo, Diretor Global de Marketing e Chefe da Divisão de Experiência do Cliente da Hyundai Motor Company

Design exterior

Inspirado pelo protótipo Hyundai EV Concept, o IONIQ 6 carateriza-se por linhas simples, puras e uma silhueta puramente aerodinâmica que os designers da Hyundai descrevem com Emotional Efficiency (Eficiência Emocional). Tal como o premiado IONIQ 5 antecedente, o IONIQ 6 implementa a estratégia de design Hyundai Look, que dá a cada modelo um visual único, como peças num tabuleiro de xadrez. Ao adotar um sentido centrado no cliente, a Hyundai desenha os seus modelos, tendo em mente diversos estilos de vida em vez de um único estilo para todos os modelos.

Hyundai maximizou a autonomia elétrica do IONIQ 6, por meio de um design aerodinâmico e trabalho de engenharia. O ultrabaixo coeficiente de resistência aerodinâmico, de Cd 0.21, é o mais reduzido de toda a gama de modelos do fabricante e um dos mais baixos da indústria automóvel.

O visual estilizado do IONIQ 6 e diversos elementos de design, tais como uma asa de ar ativa, cortinas de ar nas rodas, spoiler traseiro integrado e redutores de folga na cava de rodas, melhoram significativamente o desempenho aerodinâmico, posicionando-o entre os mais elegantes veículos em todo o mundo.

O IONIQ 6 integra mais de 700 Pixels Paramétricos em vários lugares, tal como os faróis frontais, grupo de luzes traseiras, sensores inferiores dianteiros, guarnições de ventilação de ar e indicador da consola central, para reforçar a identidade da marca IONIQ em todo o veículo.

Design interior

O interior do IONIQ 6, em formato de casulo, serve como um refúgio confortável e um espaço pessoal, repleto com caraterísticas práticas e materiais sustentáveis, para proporcionar um estilo de vida e de mobilidade consciente, amiga do ambiente.

A longa distância entre eixos, 2950 mm, permitiu aos designers da Hyundai alargar o interior, à frente e atrás, para criar um espaço otimizado para as pernas e um habitáculo amplo, que permite aos ocupantes sentirem-se confortáveis no veículo.

A arquitetura do veículo, centrada no utilizador, é exemplificada por uma unidade de controlo desenhada ergonomicamente, situada ao centro para reduzir a distração e conseguir uma condução intuitiva, favorecendo a segurança. O ecrã do painel de bordo, modular e tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital. Uma consola central em forma de ponte fornece um espaço interior de armazenamento de objetos conveniente e confortável.

Luz ambiente de duas cores fornece a iluminação geral do interior do IONIQ 6 e permite um visual e uma sensação personalizados do habitáculo. Os utilizadores podem escolher entre um espetro de 64 cores e seis temas pré-selecionados, desenvolvidos por especialistas em cor, para ajudar o condutor e os passageiros a sentirem-se relaxados e confortáveis. Os temas são Concentration, que combina azul e verde, Healing Forest, que é amarelo e verde, Wonderful Day, que é uma combinação de vermelho e dourado, Mind Care, que oferece rosa e violeta, Meditation, que conjuga azul com azul royal, e Creative Moment, que consiste numa combinação de cores turquesa e verde.

Na fila da frente, os Bancos de Conforto e Relaxamento, que são aproximadamente 30% mais finos que os de outros modelos convencionais e promovem o lazer com a simples regulação do ângulo do assento.

Em linha com o tema de Exclusividade Ética do IONIQ 6 e inspirado pela atual consciência ambiental dos consumidores, os designers utilizaram materiais sustentáveis no exterior, incluindo tintas de pigmento reciclado de pneus em fim de vida no revestimento e tinta com pigmento de carvão de bambu para a carroçaria.

O interior do IONIQ 6 também é guarnecido com cores e materiais sustentáveis. Dependendo do nível de equipamento, inclui-se pele eco processada (bancos), tecido de PET (plástico) reciclado (bancos), “pele” de bio TPO (poliolefina termoplástica) no painel de instrumentos, tecido de bio PET (estofo do teto), pintura bio derivada de óleos vegetais (portas) e alcatifa do chão feita de redes de pesca recicladas – esta última é a primeira a ser usada na gama IONIQ.

Sistemas de energia elétrica

O IONIQ está disponível com uma gama de motores e grupos de baterias que se adequam às necessidades de qualquer cliente, sem compromissos no que toca ao desempenho. Os clientes podem escolher entre dois pacotes de baterias. A potente bateria de 77,4 kWh é acoplada com um motor de tração traseira.

Ultrarrápido carregamento da bateria de 800 volts e Vehicle-to-Load (V2L)

A arquitetura da plataforma E-GMP do IONIQ 6 pode suportar estruturas de carregamento de 400 volts ou de 800 volts, tendo como padrão o carregamento a 800 volts; pode acomodar o carregamento a 400 volts sem necessidade de adaptadores ou componentes adicionais. Com um carregador de 350 kW, o IONIQ 6 pode ser carregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos e obter uma autonomia de 351 km em apenas 15 minutos.

O IONIQ 6 proporciona uma inovadora função vehicle-to-load (V2L), que permite aos clientes carregar qualquer dispositivo elétrico, como bicicletas ou scooters elétricas, bem como equipamento de campismo, utilizando a bateria do veículo, mediante um adaptador específico. A função V2L pode fornecer até 3,6 kW de potência.

Tecnologias de ponta e conetividade

O IONIQ 6 integra na perfeição tecnologias avançadas, que permitem o reforço da experiência digital pelo utilizador. O ecrã do painel de bordo, modular e tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital, contendo tecnologias avançadas para um aumento da experiência digital do utilizador, a qual pode ser personalizada para satisfazer as necessidades dos clientes.

A Hyundai oferece a última versão atualizada dos seus serviços conectados Bluelink para carros, que fornece uma gama de novas caraterísticas e permite aos clientes controlar o seu carro com o seu smartphone ou por voz, para tornar a sua condução mais conveniente e agradável. Isso inclui a OTA Software Update (Atualização de Software OTA), que permite aos utilizadores do IONIQ 6 receber futura software Bluelink de infoentretenimento e atualizações de mapas automaticamente, de forma remota.

O IONIQ 6 também oferece Electric Active Sound Design (e-ASD – Design de Som Ativo Elétrico), uma tecnologia que torna os VE mais entusiasmantes e amigos das pessoas. A textura do som modifica-se com base na situação de condução da viatura.

Segurança e comodidade

O IONIQ 6 está equipado com o último nível da tecnologia Smart Sense da Hyundai, o sistema avançado de assistência à condução da empresa, garantindo o mais alto nível de segurança e conforto na condução.

A utilização de uma câmara dianteira, Highway Driving Assist 2 (HDA 2 – Assistência à Condução em Autoestrada) permite manter uma distância e velocidade definidas em relação ao veículo que circula à frente

numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na faixa de rodagem, mesmo em curva. Também pode ajudar à mudança de faixa. A HDA 2 permite ao IONIQ 6 classificar-se no nível 2 de condução autónoma.

Outros sistemas de segurança ativa incluem Cruise Control Inteligente, Forward Collision-Avoidance Assist (FCA – Assistência à Prevenção de Colisão Frontal), Blind-Spot Collision Avoidance Assist (BCA – Radar de Ângulo Morto), Intelligent Speed Limit Assist (ISLA – Assistência Inteligente à Manutenção do Limite de Velocidade), Driver Attention Warning (DAW – Alerta de Fadiga do Condutor), High Beam Assist (HBA – Sistema de Controlo Automático dos Máximos) e mais.

A experiência de condução personalizada do IONIQ 6 é ainda mais ampliada pelo sistema de Sintonização de Desempenho VE, que permite ao condutor ajustar à sua medida o esforço de manuseio do volante, o débito de potência, a sensibilidade do pedal do acelerador e o modo de condução. Os condutores podem criar uma variedade de combinações diferentes com o simples premir de alguns botões para satisfazer as suas necessidades individuais.

O IONIQ 6 obteve recentemente o máximo de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, destacando-se nas categorias de Proteção dos Ocupantes, Adultos e Crianças e ainda nos Dispositivos Auxiliares de Segurança.

03 IONIQ: a gama da Hyundai dedicada em exclusivo a VE

Em 2020, a Hyundai Motor Company lançou a sua gama IONIQ dedicada em exclusivo a veículos que usam bateria como modo de propulsão, abrindo um novo capítulo como líder numa era de mobilidade eletrificada. Com a gama IONIQ, a Hyundai oferece aos clientes experiências VE centradas em soluções de estilos de vida conectados, em linha com a visão Progresso para a Humanidade da empresa.

Com o lançamento da gama IONIQ, o objetivo da Hyundai foi potenciar o seu know-how de fabricante líder no setor de VE, através da introdução de três modelos dedicados. O IONIQ 6 vem a seguir ao IONIQ 5 e em 2024 será introduzido o IONIQ 7. A criação da IONIQ é resposta a uma procura num mercado em rápido crescimento e acelera o plano da Hyundai para alcançar a liderança no mercado global de VE.

Para cumprir a missão da IONIQ, a Hyundai combinará as suas atuais capacidades em VE – tais como carregamento ultrarrápido, interiores espaçosos e potência fornecida por baterias – com futuras inovações que agregam design, tecnologias e serviços, para integrar experiências dentro e fora do veículo que proporcionem uma viagem tranquila.

“A IONIQ mudará o paradigma da experiência de clientes de VE. Com um novo ênfase numa vida conectada, ofereceremos experiências eletrificadas integrais, para um estilo de vida amigo do ambiente.”

Andreas-Christoph Hofmann, Vice-President de Marketing & Produto na Hyundai Motor Europe

Renascimento da IONIQ

A Hyundai apresentou a denominação IONIQ, uma fusão dos termos “ion” e “unique”, quando anunciou o Projeto IONIQ em 2016, um projeto a longo termo de pesquisa e desenvolvimento, focado em mobilidade

amiga do ambiente. Com base nesse projeto, a Hyundai apresentou um veículo denominado IONIQ mais tarde nesse ano. Esse foi o primeiro e único modelo que oferecia três opções – híbrido elétrico, híbrido plug-in e 100% elétrico – com uma única carroçaria. Hoje, o nome IONIQ representa o crescente empenho da Hyundai na sustentabilidade e na inovação e será instrumental para a obtenção dos objetivos de mobilidade limpa da empresa.

A gama IONIQ foi concebida para fundir uma mudança de vida em mobilidade com desempenho ambiental, o que tem sido até agora um elemento-chave para a consecução de progressos na eletrificação da Hyundai. A IONIQ continuará a criar um novo equilíbrio em mobilidade limpa, sincronizando produtos ecológicos com um ecossistema de soluções de estilos de vida, trazendo uma nova geração de vida conectada.

IONIQ 5 / IONIQ 6 / IONIQ 7

Hyundai está a lançar por ordem numérica os VE da gama IONIQ, com os números pares usados nos sedans e os ímpares nos SUV.

O IONIQ 5, um CUV médio 100% elétrico, foi o primeiro modelo da gama a ser lançado em 2021. Está baseado no protótipo EV 45, que a Hyundai apresentou no Salão de Frankfurt de 2019, como uma homenagem ao primeiro protótipo do fabricante.

O mais recente modelo da IONIQ, o IONIQ 6, é um sedan Electrified Streamliner baseado no protótipo EV Prophecy da Hyundai. Ele oferece uma ponte para o futuro da mobilidade elétrica, que é, simultaneamente, consciente ambientalmente e centrada no ser humano.

Em 2024, a Hyundai irá apresentar o IONIQ 7, um grande SUV 100% elétrico, que se baseia no seu protótipo SEVEN.

Reforçando o compromisso da Hyundai com a mobilidade de zero emissões

O lançamento da gama IONIQ, dedicada a modelos VE, reforça o compromisso do fabricante com uma mobilidade limpa e reflete a transformação em curso para se tornar um Fornecedor Inteligente de Soluções de Mobilidade, com propostas de veículos com zero emissões.

04 A arquitetura E-GMP da Hyundai Motor Group

O IONIQ 6 é o segundo modelo da Hyundai a ser montado sobre a Plataforma Electric-Global Modular Platform (E-GMP), dedicada a veículos eletrificados. A E-GMP serve como a tecnologia de base para a próxima geração de modelos do construtor.

Concebida em exclusivo para veículos eletrificados, a E-GMP oferece diversas vantagens, em comparação com plataformas desenvolvidas para receber veículos com motor de combustão interna. Como o IONIQ 6 demonstra, os seus benefícios incluem maior flexibilidade no desenvolvimento, desempenho de maior potência na condução, maior autonomia, reforço das caraterísticas de segurança e mais espaço interior para ocupantes e bagagem.

“A E-GMP é o culminar de anos de pesquisa e desenvolvimento e reúne as nossas tecnologias de ponta. A nossa linha de veículos eletrificados evoluirá e será reforçada por esta nova e inovadora plataforma.”

Fayez Abdul Rahman, Vice-President Sénior do Centro de Desenvolvimento da Arquitetura de Veículos da Hyundai Motor Group

Modularização e estandardização garantem a maior flexibilidade no desenvolvimento

A E-GMP reduz a complexidade através da modularização e estandardização, permitindo um desenvolvimento rápido e flexível de produtos que podem ser utilizados por viaturas da maior parte dos segmentos, incluindo sedans, SUV e CUV. Além disso, o desenvolvimento flexível pode satisfazer as necessidades os clientes no que toca ao desempenho dos veículos.

Nos próximos anos, a E-GMP será altamente eficaz na expansão da posição de liderança do grupo no setor dos VE, pois permitirá à empresa aumentar a sua gama de veículos eletrificados num período relativamente curto, através da modularização e estandardização.

Concebida para desempenho na condução, segurança e maximização do espaço

A E-GMP está projetada para oferecer um melhor desempenho em curva e estabilidade na condução a altas velocidades. Isso deve-se à ótima distribuição de peso entre frente e traseira, uma conceção que proporciona um baixo centro de gravidade, também graças à colocação sob o piso do grupo de baterias e à adoção de motores elétricos localizados no espaço previamente ocupado por um motor de combustão.

O motor elétrico de alta velocidade aumenta a performance de condução dos veículos com a E-GMP, como o IONIQ 6. Um sistema de suspensão traseira com cinco braços, que é normalmente utilizada em veículos dos segmentos médio a superior, e um eixo motriz integrado, pela primeira vez produzido em massa a nível mundial, que combina os rolamentos das rodas com o eixo de transmissão, para aportar potência às rodas, aumentando o conforto e a estabilidade nas manobras.

A plataforma garante a segurança da bateria através de uma estrutura de suporte feita em aço de ultra alta resistência. Componentes de aço estampado a quente rodeiam esta estrutura para uma rigidez adicional. A energia derivada de colisão pode ser absorvida de forma eficiente, graças ao amortecimento de partes da carroçaria e do chassis, vias eficientes de dispersão da carga energética e uma secção central do grupo de baterias ligada firmemente à carroçaria.

Para além disso, ao reforçar a estrutura de suporte de carga, localizada à frente do tablier, os engenheiros puderam minimizar o impacto da energia da colisão na bateria e no sistema elétrico de potência. A estrutura de distribuição de carga do pilar A também previne a deformação do habitáculo.

O IONIQ 6 mostra como a E-GMP maximiza o espaço interior, graças aos 2950 mm de longa distância entre eixos. Com o grupo de baterias colocado sob o piso do carro, a E-GMP cria um piso liso no habitáculo. Isso oferece mais espaço para as pernas dos ocupantes, ao mesmo tempo que permite diversas disposições para os assentos dianteiros e traseiros.

O próprio grupo de baterias – montado entre os eixos dianteiro e traseiro – é o sistema de maior densidade de potência alguma vez criado pela Hyundai Motor Group. Isso deve-se parcialmente à sua maior capacidade de arrefecimento, um resultado de uma nova estrutura separada de blocos de refrigeração, que permite que ela seja mais compacta. Com um aumento da densidade energética em cerca de 10%, em comparação com a tecnologia existente de baterias para VE, os grupos de baterias em modelos como o IONIQ 6 são mais leves, podem ser montados em localização inferior na carroçaria e libertam mais espaço para o habitáculo.

Multissistema de carregamento bidirecional – (800 volts e 400 volts)

A maioria dos VE existentes e as infraestruturas de carregamento rápido fornecem um carregamento de 50 a 150 kW, para VE equipados com um sistema de 400 volts; contudo o desenvolvimento da infraestrutura de 800 volts, com carregamento até 350 kW, irá gradualmente permitir um carregamento ainda mais rápido.

A E-GMP oferece como norma uma capacidade de carregamento ultrarrápido a 800 volts e também é capaz de usar o normal carregamento rápido a 400 volts sem necessidade de componentes ou adaptadores adicionais. Na verdade, o sistema patenteado de multicarregamento que equipa o IONIQ 5 foi uma primeira tecnologia a nível mundial, quando se estreou no IONIQ 5. Utilizando o inversor do veículo, uma carga de 400 volts é convertida em 800 volts, para que possa ser armazenada na bateria.

O IONIQ 6 é capaz de conseguir uma autonomia 100% elétrica de até 614 km (ciclo combinado WLTP) com carga total na bateria, graças à E-GMP. Além disso, com um carregador ultrarrápido de 350 kW, pode ser carregado até 80% em apenas 18 minutos e conseguir uma autonomia de 351 km em apenas 15 minutos.

Ao contrário dos anteriores veículos eletrificados, que só eram capazes de carregamento unidirecional, o sistema de carregamento da E-GMP é mais flexível. A recentemente desenvolvida Integrated Charging Control Unit (ICCU – Unidade de Controlo de Carregamento Integrado) para a E-GMP representa um upgrade face aos carregadores de bordo existentes, que normalmente só permitem o fluxo de eletricidade numa única direção, proveniente de uma fonte externa de energia.

A ICCU permite a existência da função Vehicle-to-Load (V2L) no IONIQ 6. A V2L pode descarregar energia da bateria do veículo sem componentes adicionais. Isso permite a veículos eletrificados montados na plataforma E-GMP operar outra maquinaria elétrica (110 / 220V) em qualquer lugar e o sistema pode mesmo ser usado para carregar um outro VE. A função V2L pode fornecer até 3,6 kW de potência, o que é suficiente para operar até 24 horas uma unidade de ar condicionado de tamanho médio e uma televisão de 55’’.

05 Design exterior do IONIQ 6: VE encontra Electrified Streamliner

Inspirado pelo protótipo Hyundai EV Concept, o IONIQ 6 carateriza-se por linhas simples, puras e uma silhueta puramente aerodinâmica que os designers da Hyundai descrevem com Emotional Efficiency (Eficiência Emocional). Tal como o premiado IONIQ 5 antecedente, o IONIQ 6 implementa a estratégia de design Hyundai Look, que dá a cada modelo um visual único, como peças num tabuleiro de xadrez. Ao

adotar um sentido centrado no cliente, a Hyundai desenha os seus modelos tendo em mente diversos estilos de vida, em vez de um único estilo para todos os modelos.

A tipologia Electrified Streamliner do IONIQ 6 e um interior tipo confortável casulo corporizam uma silhueta para a nova era de mobilidade elétrica, satisfazendo simultaneamente as necessidades funcionais e estéticas dos clientes. A forma esculpida aerodinamicamente do modelo, com curvas simples, mas sensuais, oferece uma nova tipologia para a era de mobilidade VE.

“O IONIQ 6 conjuga uma convergência emocional de funcionalidade com estética. O distintivo design estilizado é o resultado de estreita cooperação entre engenheiros e designers, com atenção obsessiva aos pormenores e valores centrados no cliente no seu âmago. Criámos o IONIQ 6 como um confortável casulo, que oferece espaço personalizado para todos.”

SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Hyundai Design Center

A Hyundai maximizou a autonomia 100% elétrica do IONIQ 6 por meio de um extensivo design aerodinâmico e trabalho de engenharia. O ultrabaixo coeficiente de resistência aerodinâmica do veículo, Cd 0.21 é o mais reduzido de toda a gama da Hyundai e um dos mais baixos da indústria automóvel.

O IONIQ 6 integra mais de 700 Pixels Paramétricos em vários lugares, tal como os faróis frontais, grupo de luzes traseiras, sensores inferiores dianteiros, guarnições de ventilação de ar e indicador da consola central, para reforçar a identidade da marca IONIQ em todo o veículo.

As lâmpadas de stop de Pixel Paramétrico, montadas no topo da asa traseira, proporcionam uma luz que chama a atenção, quando os travões são acionados. Para destacar ainda mais a exclusividade do IONIQ 6, o novo emblema H de tipo plano da Hyundai é aplicado na frente e na traseira do veículo.

Com um impressionante comprimento total de 4855 mm, os 1880mm de largura e os 1495mm de altura do IONIQ 6 – suportados por jantes de 18’’ ou 20’’ – conferem-lhe um visual distintivamente elegante e com estilo.

Streamliner design para aerodinâmica aperfeiçoada

O visual estilizado do IONIQ 6 e diversos elementos de design, tais como duas aletas de ar ativas na frente, cortinas de ar nas rodas, spoiler traseiro integrado e redutores de folga nas cavas de rodas, melhoram significativamente o desempenho aerodinâmico do modelo, posicionando-o entre os mais elegantes veículos em todo o mundo. Em particular, os redutores de folga nas cavas de rodas minimizam o espaço vazio entre o para-choques frontal e os pneus, para melhorar o desempenho aerodinâmico em torno das cavas das rodas. Aplicados pela primeira vez num modelo da Hyundai, isso torna possível à filosofia Electrified Streamliner melhorar o conforto dos passageiros em deslocações, ao mesmo que supera os desafios aerodinâmicos provocados pela curta distância entre eixo dianteiro e a frente do veículo. Para contribuir ainda mais para a invejável aptidão aerodinâmica do IONIQ 6, há um spoiler traseiro elíptico inspirado em asa com winglet (ponta em asa pequena), uma configuração esguia da traseira que acompanha a linha da carroçaria e coletores de separação em ambos os lados do para-choques traseiro. Mesmo por baixo do carro, o esforço para conseguir um melhor aerodinamismo é evidenciado pela cobertura total do fundo da viatura, por defletores otimizados e espaço reduzido das cavas das rodas.

Cores Exteriores

Os clientes podem escolher entre 8 cores exteriores visualmente empolgantes, incluindo novos tons arrojados para a era digital que são exclusivos do IONIQ 6. Os clientes podem ainda optar por dois acabamentos mate: Gravity Gold Matte e Nocturne Gray Matte.

  • Abyss Black Pearl
  • Serenity White Pearl
  • Curated Silver Metallic (exclusiva)
  • Gravity Gold Matte
  • Nocturne Gray Metallic (exclusiva)
  • Nocturne Gray Matte (exclusiva)
  • Biophilic Blue Pearl (exclusiva)
  • Digital Green Pearl (exclusiva)

06 Design interior com atenção ao pormenor: um espaço pessoal inovador

O interior do IONIQ 6, em formato de casulo, serve como um refúgio confortável e um espaço pessoal, repleto com caraterísticas práticas e materiais sustentáveis, para proporcionar um estilo de vida e de mobilidade consciente e amiga do ambiente.

A longa distância entre eixos do IONIQ, 2950 mm, permitiu aos designers da Hyundai alargar o interior, à frente e atrás, para criar um espaço otimizado para as pernas e um habitáculo amplo, que permite aos ocupantes sentirem-se confortáveis no veículo. A plataforma E-GMP também oferece um chão totalmente plano, proporcionando uma sensação de expansão do habitáculo,

A arquitetura do veículo centrada no utilizador é exemplificada por uma unidade de controlo desenhada ergonomicamente, situada ao centro para reduzir a distração e para uma condução intuitiva, favorecendo a segurança. O visor do painel de bordo, modular e totalmente tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital. Uma consola central em forma de ponte fornece um espaço interior de armazenamento de objetos, conveniente e confortável

Luz ambiente de duas cores fornece a iluminação geral do interior do IONIQ 6 e permite um visual e uma sensação personalizados do habitáculo. Os utilizadores podem escolher entre um espetro de 64 cores e seis temas pré-selecionados, desenvolvidos por especialistas em cor, para ajudar o condutor e os passageiros a sentirem-se relaxados e confortáveis. Os temas são Concentration, que combina azul e verde, Healing Forest, que é amarelo e verde, Wonderful Day, que é uma combinação de vermelho e dourado, Mind Care, que oferece rosa e violeta, Meditation, que conjuga azul com azul royal, e Creative Moment, que consiste numa combinação de cores turquesa e verde.

O modo Speed Sync Lighting adiciona emoção à experiência de condução, ao mudar o brilho da iluminação interior na primeira fila de assentos com base na velocidade do veículo. Ao mesmo tempo, os quatro pontos de Interactive Pixel Lights (Luzes Interativas de Pixel) no volante permitem uma fácil comunicação entre o condutor e o veículo, traduzida nos seguintes tipos de informação: “boas-vindas”, “reconhecimento de voz”, “VE pronto”, “luzes de marcha atrás ligadas”, “modos de condução (ECO)” e “estado da bateria”

Na fila da frente, os Bancos de Conforto e Relaxamento promovem o lazer com a simples regulação do ângulo do assento. Adicionalmente, são aproximadamente 30% mais finos que os de outros modelos convencionais, oferecendo mais espaço para os passageiros

A remoção de botões nas portas da frente proporciona mais espaço para respirar e para armazenamento de objetos. Pormenores de transparência, no forro almofadado, no bolso de mapas das portas e na tampa inferior da consola, acentuam a sensação de espaço amplo e exclusividade. Os pedais metálicos do IONIQ 6, exclusivos para veículos elétricos da Hyundai, proporcionam um aspeto e uma sensação de muita desportividade, ao mesmo tempo que acrescentam um toque futurístico.

O interior oferece duas opções de cores de acabamento: Dark Gray com Light Gray e Black Monotone.

07 Materiais sustentáveis para estilos de vida modernos

A demonstração da responsabilidade ambiental do IONIQ 6 não se limita à eletrificação. Em linha com o seu tema de Exclusividade Ética, ele oferece uma ponte para o futuro da mobilidade elétrica que é avançado tecnologicamente, amigo do ambiente e ligado às atuais necessidades eco conscientes dos clientes. A sustentabilidade está no centro da visão da IONIQ, a qual pode ser encontrada nos materiais e cores empregues no IONIQ 6.

Os designers da Hyundai utilizaram materiais sustentáveis no seu interior, incluindo tinta com pigmento reciclado de pneus em fim de vida no revestimento e tinta com pigmento de carvão de bambu para a carroçaria.

Muitos dos detalhes do interior do IONIQ 6 – bancos, forro do teto, acabamento das portas e chão – também utilizam materiais sustentáveis e amigos do ambiente. Dependendo do nível de equipamento, eles incluem pele eco processada com extratos à base de plantas, tecido reciclado de PET, pintura bio derivada de óleos vegetais e alcatifa do chão feita de redes de pesca recicladas – esta última é a primeira a ser usada na gama IONIQ.

A parceria da Hyundai com a organização de conservação marítima Healthy Seas

Em 2021, a Hyundai iniciou uma parceria com a organização de conservação marítima Healthy Seas, para combater a poluição oceânica, alimentar ecossistemas marinhos sustentáveis e apoiar uma economia circular. Adicionalmente, a Hyundai mostra o seu compromisso com a economia circular, cooperando com a

Aquafil e utilizando nos seus produtos (como os tapetes do IONIQ 6) ECONYL®, um fio regenerado, feito a partir de redes de pesca recicladas e outro desperdício de nylon.

Como empresa que aponta o caminho para soluções futuras de mobilidade limpa, a limpeza e a prevenção da poluição marinha integram-se na estratégia global da Hyundai. O principal papel da Hyundai na sua parceria com a Healthy Seas é o de apoiar esta com fundos, para que atividades complexas, como limpeza de praias e de oceanos, possam tornar-se realidade. Através desta colaboração com a Healthy Seas, a Hyundai não só proporciona um ambiente mais limpo para gerações vindouras, mas está também a moldar futuros sustentáveis para as comunidades com quem trabalha.

A impressionante autonomia 100% elétrica do IONIQ 6 é possível graças à sua extremamente baixa resistência ao vento, bem como pela arquitetura da plataforma dedicada para VE da Hyundai Motor Group, E-GMP, que suporta tanto infraestruturas de carregamento de 400 volts como de 800 volts.

A plataforma E-GMP proporciona uma performance elétrica e disponibiliza, por norma, um carregador ultrarrápido de 800 volts, que, em apenas 15 minutos, confere uma autonomia de 351 km ou um carregamento de 10% até 80% em cerca de 18 minutos, de acordo com o WLTP. A plataforma também suporta carregamento a 400 volts, sem necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.

V2L

O IONIQ 6, tal como antes o IONIQ 5, fornece uma inovadora função vehicle-to-load (V2L), que permite aos clientes carregar qualquer dispositivo elétrico – ideal para satisfazer as necessidades durante uma falha de energia, em campismo ou projetos ao ar livre. A função V2L é acionada mediante um adaptador acessório disponível e é conectada à porta exterior de carregamento. A somar à tomada elétrica exterior, existe uma segunda tomada sob a fila de bancos traseiros, para carregar laptops, telemóveis e outros dispositivos.

A função V2L pode fornecer até 3,6 kW de potência, permitindo ao IONIQ 6 operar outros dispositivos elétricos (110 / 220V) em qualquer lugar. A porta V2L está situada sob a 2ª fila de bancos e pode ser ativada quando o veículo está a funcionar. Existe outra possibilidade de acionar a V2L na tomada de carregamento do exterior com conector e adaptador específicos.

08 Conetividade avançada proporciona a máxima experiência num veículo

O IONIQ 6 integra perfeitamente tecnologias avançadas para uma melhor experiência do utilizador digital. O tablier, modular e tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital, contendo tecnologias avançadas para um aumento da experiência digital do utilizador, que pode ser personalizada para satisfazer as necessidades dos clientes.

O IONIQ 6 é o primeiro modelo da Hyundai que tem um software total e permanentemente atualizado à distância, por meio da função Over-the-Air (OTA). Esta tecnologia permite aos condutores atualizar os controladores do veículo para dispositivos elétricos, condução autónoma, bateria e mais, para proporcionar

uma experiência de condução mais cómoda e segura. Os condutores também podem atualizar mapas e software de infoentretenimento Bluelink com a função OTA. As atualizações de software OTA também proporcionam um benefício de poupança de tempo para os clientes do IONIQ 6, pois podem descarregar os mais recentes melhoramentos com o premir de um botão, sem necessidade de visitar o concessionário local da marca. A Hyundai fornecerá duas atualizações OTA por ano de software de mapas e de infoentretenimento. As atualizações OTA de software do veículo estarão disponíveis numa base mais regular e não estão limitadas a duas por ano.

O IONIQ 6 está também equipado com um sistema áudio de alto nível – Bose Premium Sound System. Os seus oito altifalantes, incluindo um subwoofer, estão estrategicamente posicionados por todo o veículo, para uma experiência auditiva de alta qualidade.

Equipamento disponível de áudio e conectividade:

  • Atualizações da unidade de controlo Over-the-Air (OTA): o Atualizações de software de mapas & infoentretenimento

o Atualizações de software do veículo

  • Ecrã AVN integrado de 12,3’’
  • Painel de instrumentos digital de 12,3’’

Bose Premium Sound System com oito altifalantes, incluindo um subwoofer

  • Os serviços conectados Bluelink do veículo incluem
  • Reconhecimento de Voz
  • Carregamento sem fios do telefone
  • Quatro tipos de portas C e outra USB de tipo A
  • Apple CarPlay e Android Auto

Serviços conectados Bluelink dos veículos da Hyundai

Com o IONIQ 6, a Hyundai está a oferecer a mais recente versão dos seus serviços conectados Bluelink do veículo, os quais fornecem uma gama de funcionalidades e permitem aos clientes controlar o seu carro com o seu smartphone ou por voz, para tornar a sua condução mais cómoda e agradável. Esses serviços também ajudam os utilizadores a procurar e planear o melhor trajeto para um destino, incluindo a informação de postos de carregamento no percurso.

A função de Definição da Rota do IONIQ 6 calcula as rotas de condução com base num potente servidor inserido no ambiente da nuvem do Bluelink. Isso assegura uma previsão de trânsito mais precisa, tempos de chegada mais exatos e um cálculo mais fiável de percursos. Entretanto, os postos de carregamento de VE aparecem no mapa, mostrando a sua disponibilidade e tempo estimado de carga. Ao clicar no ícone da estação no mapa, os utilizadores podem ver se está disponível carregamento AC, DC ou ultrarrápido.

A app Bluelink mostra a autonomia do veículo, estado da bateria e tempos de carregamento, quando o carro é conectado a um posto de carregamento público ou privado. Os clientes podem aceder a um sistema avançado de gestão da bateria, de modo a poder selecionar os tempos de carregamento que melhor se adaptem à sua agenda ou ao seu orçamento, aproveitando ao máximo as tarifas de eletricidade fora de pico.

Os condutores do IONIQ 6 podem iniciar ou parar o carregamento, premindo um ícone na app do seu smartphone. Durante os meses mais frios, o Controlo Climático à Distância permite aos utilizadores

programar o pré-aquecimento do IONIQ 6, quando está ligado a uma fonte de alimentação externa. Isso não só garante conforto aos ocupantes da viatura durante a viagem, mas também poupa a carga da bateria, que, de outro modo, seria necessária para aquecer o carro durante a deslocação.

O sistema de Reconhecimento de Voz do IONIQ aceita simples comandos de voz para controlar confortavelmente o ar condicionado no habitáculo, o rádio, o tranque e destranque de portas, o aquecimento do volante, aquecimento e refrigeração dos assentos, bem como outras funções. O sistema também pode indicar diversos pontos de interesse e o estado do tempo.

Bluelink e Funções de Serviços LIVE:

  • Atualização de Sofware OTA: possibilita aos utilizadores do IONIQ 6 receber, automaticamente e à distância, futura software de infoentretenimento e atualizações de mapas, bem como atualizações de software do veículo
  • Definição de Rota: sistema de navegação à distância, que oferece percursos ainda mais precisos para a condução no dia-a-dia
  • Navegação até ao destino: depois de estacionarem o carro, os clientes podem continuar a sua viagem até ao destino final, usando o seu smartphone, numa distância entre 200 metros e dois quilómetros, por meio de orientação por Realidade Aumentada ou por Google Maps
  • Perfil do Utilizador: armazena na nuvem as preferências de infoentretenimento dos utilizadores, tais como idioma, Bluetooth e definições de navegação. O Perfil do Utilizador pode ser transferido para outros modelos da Hyundai
  • Gestão à Distância do Perfil: armazena na nuvem Bluelink configurações selecionadas do veículo, com a capacidade de as atualizar remotamente e transmitir ao veículo, personalizadas de acordo com as preferências do condutor, tais como a regulação e o ajuste individual do seu banco
  • Informação de Serviço de Estacionamento em Tempo Real: agora inclui informação sobre o preço de estacionamento na via pública e ainda a disponibilidade de lugares vazios nas proximidades
  • Integração do calendário: os condutores podem sincronizar o seu calendário Google ou Apple com o sistema de infoentretenimento do carro e navegar diretamente para encontros agendados
  • Funcionalidades à distância: os condutores podem trancar/destrancar o seu carro e ver o estado do veículo, usando a app Bluelink
  • Controlo Climático à Distância: permite aos utilizadores programar o pré-aquecimento do IONIQ 6, quando este está ligado a uma fonte de alimentação externa
  • Reconhecimento de Voz: potente reconhecimento de voz online (baseado na nuvem), que permite controlar funções do veículo como aquecimento ou arrefecimento
  • Encontre o meu carro: os condutores podem localizar facilmente o seu veículo, se se esqueceram onde estacionaram
  • Enviar para o carro (POI): procurar pontos de interesse locais e enviar os resultados para o sistema de navegação.

Segurança:

  • Notificações de alarme e de estado do veículo: informa os clientes se o veículo foi deixado com as portas ou janelas abertas
  • Manutenção: diagnósticos e relatórios do veículo (ex: pressão dos pneus e airbags), informações de condução

O IONIQ 6 também está equipado com as funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto. Isso permite aos clientes emparelhar os seus smartphones iOS e Android com o sistema de infoentretenimento do carro, de um modo fácil e cómodo. Está disponível um suporte de multiconexões Bluetooth, pelo que dois dispositivos podem ser emparelhados em simultâneo – um para chamadas telefónicas e outro para transmissão de música.

09 Segurança e comodidade

O IONIQ 6 está equipado com uma gama de tecnologias de segurança e o nível mais elevado do Hyundai Smart Sense, sistemas avançados de assistência à condução, proporcionando os mais altos graus de segurança e de conforto na estrada:

Pela primeira vez num modelo da Hyundai comercializado na Europa, o IONIQ 6 apresenta um avançado Intelligent Front-lighting System (IFS – Sistema Inteligente de Iluminação Frontal), com faróis de LED Matrix, cuja iluminação se altera de acordo com as condições da estrada. O IFS carateriza-se por uma função de assistência automática de máximos, que desliga parcialmente as luzes de máximos que podem encandear outros condutores de veículos que circulem no sentido contrário da estrada

O Highway Driving Assist 2 (HDA 2 – Assistência à Condução em Autoestrada 2) permite manter uma distância e velocidade definidas em relação ao veículo que circula à frente numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na faixa de rodagem, mesmo em curva. No caso de o veículo que circula na faixa ao lado estar muito perto, o sistema ajuda o veículo a reposicionar-se na estrada, para não estar em perigo. Se se conduz acima de uma certa velocidade, mantendo as mãos no volante e acionando o indicador de mudança de faixa, o carro muda automaticamente de faixa na direção indicada.

O Cruise Control Inteligente (CCI), baseado na navegação, ajuda a manter a distância para o veículo da frente e conduzir a uma velocidade definida pelo condutor, refletindo o estilo de condução memorizado pelo veículo. Quando o Cruise Control Inteligente está inativo, a função aprende o estilo de condução do motorista. Quando o CCI é ativado, a função suspende a aprendizagem e conduz imitando automaticamente o estilo de condução aprendido.

A função Forward Collision-Avoidance Assist (FCA – Travagem Autónoma de Emergência) ajuda a evitar colisões com objetos à frente do veículo, durante a condução. Se o veículo precedente abranda de repente, ou se é detetado um risco de colisão à frente, como um veículo parado, um ciclista ou um peão, é emitido um aviso. Depois disso, se o risco de colisão permanece, a função pode assistir com travagem autónoma de emergência. Durante a condução, se há risco de colisão com um ciclista à frente ou, ao virar num cruzamento, com um veículo em sentido contrário, a função pode ajudar com travagem de emergência.

A função FCA do IONIQ 6 está equipado com funções aperfeiçoadas de Mudança de Direção à Esquerda em Cruzamento, Atravessamento de Cruzamento, Aproximação de Mudança de Faixa, Lado de Mudança de Faixa, em associação com Assistência à Direção Evasiva. Ao conduzir num cruzamento, se há risco de colisão com veículos em sentido contrário, vindos da esquerda ou da direita, aciona automaticamente a travagem de emergência. Durante a condução, ao mudar de faixa, se há risco de colisão com um veículo em sentido contrário na próxima faixa, ou com um veículo à frente nessa faixa, assiste automaticamente com correção evasiva da direção, se não houver risco de uma colisão secundária. E durante a condução, se há risco de colisão com um peão, parcialmente no percurso previsto do veículo, assiste automaticamente com correção evasiva da direção, se há espaço bastante na faixa atual.

Outras caraterísticas de condução semiautónoma incluem Assistência Inteligente à Velocidade Máxima, que ajusta a velocidade do veículo, para corresponder ao limite de velocidade, e Assistente de Máximos, que pode ajudar a ligar e desligar os máximos, durante a noite, face à aproximação de viaturas na faixa contrária.

O IONIQ 6 dispõe de várias funções relativas à atenção do condutor. O Alerta de Fadiga do Condutor analisa a atenção do motorista e avisa se necessário. Emite um aviso quando deteta sinais de falta de atenção do condutor e recomenda descanso, se necessário. Durante uma paragem, o condutor é alertado se o veículo à frente arranca.

Várias funções trabalham em conjunto, para ajudar a evitar colisões em diversas situações de condução. O Radar de Ângulo Morto e de Prevenção de Colisão contribui para evitar colisões na traseira do veículo, quando este muda de faixa. Ao acionar o indicador de mudança de faixa, se for detetado risco de colisão na traseira do veículo, pode emitir um aviso. Se o veículo estiver a sair de um lugar de estacionamento em paralelo e se for detetado um risco de colisão com um veículo na traseira, a travagem de emergência pode ser ativada.

Outra função, Monitorização do Ângulo Morto, apresenta uma visão do ângulo morto, para uma mudança de faixa segura. Quando é acionado o indicador de mudança de faixa, apresenta uma imagem em vídeo do ângulo morto na direção indicada.

O IONIQ 6 também garante a segurança dos passageiros atrás, por meio do Aviso de Saída da Viatura em Segurança, que emite um aviso da aproximação de outra viatura pela traseira, ao sair do veículo. Quando o passageiro abre a porta para sair do carro, depois de uma paragem, se é detetada a aproximação de outra viatura pela traseira, é emitido um aviso.

Diversos dispositivos fazem com o estacionamento em várias circunstâncias seja mais fácil que antes. O Sistema Remoto de Estacionamento Automático 2 oferece estacionamento à distância e ajuda aos condutores a fazer sair o veículo de um lugar de estacionamento, estando fora do carro. Esta característica funciona para estacionamento paralelo, perpendicular e até diagonal.

A câmara de 360º apresenta um vídeo da situação à volta do veículo, para um estacionamento seguro. O assistente de prevenção de colisões durante o estacionamento à frente/lado/retaguarda contribui para evitar colisões com peões ou objetos, ao entrar ou sair de um lugar de estacionamento. Se houver um risco de colisão com peões ou objetos, ao entrar ou sair de um lugar de estacionamento, emite um aviso. Após o aviso, se o risco de colisão aumentar, é acionada automaticamente a travagem de emergência.

Do mesmo modo, o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência ajuda a evitar colisões com viaturas que se aproximam da esquerda ou da direita do carro, enquanto este faz marcha atrás. Se houver risco de colisão com viaturas que se aproximam da esquerda ou da direita do carro, é emitido um aviso. Após o aviso, se o risco de colisão aumentar, é acionada automaticamente a travagem de emergência.

Hyundai Smart Sense dispositivos de segurança

  • Assistência à Condução em Autoestrada 2 com função de Assistente de Mudança de Faixa (permitindo ao IONIQ 6 de atingir o Nível 2 de condução autónoma
  • Travagem Autónoma de Emergência 2.0 – Sensor Fusion+, com: o Deteção de Carro/Peão/Ciclista

o Mudança de direção à esquerda em cruzamentos

o Atravessamento de cruzamentos

o Aproximação de Mudança de Faixa

o Lado de Mudança de Faixa em associação com Assistência à Direção Evasiva

  • Radar de Ângulo Morto
  • Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo
  • Assistente de Prevenção de Colisão na Retaguarda do Veículo
  • Navegação com Base no Cruise Control Inteligente
  • Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem
  • Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Assistência Inteligente à Velocidade Máxima
  • Sistema de Controlo Automático dos Máximos
  • Monitorização do Ângulo Morto
  • Alerta de Fadiga do Condutor
  • Saída do Veículo em Segurança/Aviso de Saída em Segurança
  • Câmara 360º
  • Assistente de Prevenção da Colisão no Estacionamento em Marcha-Atrás
  • Travagem de Emergência em Colisões
  • Sistema de Ajuda ao Arranque em Subida

Para a proteção dos passageiros, a plataforma E-GMP tem uma estrutura ultra forte que dispersa o choque de colisões para fora do habitáculo do IONIQ 6 e evita a sua deformação. O IONIQ 6 também está equipado com dispositivos de segurança adicionais, com sete airbags, incluindo um no lado central do banco do condutor, e eCall.

Dispositivos adicionais de segurança:

  • Sete airbags, incluindo um no lado central do banco do condutor
  • eCall

O IONIQ 6 obteve recentemente a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, destacando-se nas categorias de Proteção dos Ocupantes, Adultos e Crianças e ainda nos Dispositivos Auxiliares de Segurança.

Conforto

O IONIQ 6 também está equipado com vários dispositivos de conforto e vida a bordo, para melhorar a experiência de condução.

O sistema de Afinação de Desempenho VE permite ao condutor ajustar o esforço de direção, a potência do motor, a sensibilidade do pedal do acelerador e o modo de condução. Os condutores podem criar uma variedade de combinações diferentes, bastando premir vários botões para satisfazer as suas necessidades individuais.

O IONIQ 6 apresenta Electric Vehicle Active Sound Design (e-ASD), uma tecnologia que torna os VE mais excitantes e amigos das pessoas. Esta função consiste num som e quatro níveis de intensidade. A textura do som muda com base no estado de condução do veículo.

O tipo de coluna Shift-by-Wire consiste num botão rotativo de mudança de posições, que funciona num modo rápido, intuitivo, preciso e seguro, para proporcionar uma experiência de condução melhorada. Enquanto isso, as Patilhas de Mudanças Regenerativas (com i-Pedal) permitem ao condutor controlar ativamente a quantidade de energia regenerativa produzida pelos travões.

Características de Conveniência:

  • O IONIQ 6 oferece 401 litros de espaço de carga
  • Um espaço adicional à frente oferece até 45 litros de armazenamento para o modelo com tração traseira e de 14,5 litros para a versão com tração integral
  • Head-up Display (HUD)
  • E-Active Sound Design (E-ASD)
  • Shift-by-wire
  • Patilhas de Mudanças Regenerativas (com i-Pedal)

10 Performance: do desempenho à grande autonomia, um grupo propulsor para todos os tipos de clientes

O IONIQ 6 está disponível numa gama de configurações de potência elétrica para se adequar às necessidades de mobilidade de cada cliente, sem compromissos na performance.

Com tração traseira e a bateria de 77,4-kWh, o IONIQ 6 debita uma potência de 168 kW/225 cv e 350 Nm de binário, accelerando dos o aos 100 km/h em 7,4 segundos.

Com um único carregamento, a autonomia máxima do IONIQ 6 é de 614 km (ciclo combinado WLTP).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)