Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia

Hyundai e Kia vão lançar plataforma comum para veículos elétricos

By on 3 Abril, 2019

As duas marcas do grupo coreano estão a trabalhar para lançar uma nova plataforma que será usada, exclusivamente, nos modelos elétricos que Hyundai e Kia vão lançar.

Num prazo de dois anos, a plataforma estará pronta para a ofensiva elétrica do grupo Hyundai Kia e será a base de modelos pequenos e médios. Ambas as marcas oferecem soluções elétricas, mas feitas com base em modelos já existentes, com os compromissos e constrangimentos normais nestas situações. 

Com esta nova plataforma, Luc Donckerwolke, o patrão do estilo do grupo Hyundai Kia, tem a oportunidade de desenhar uma família completa de modelos elétricos, aproveitando a liberdade de estilo que estes veículos permitem. 

“Quando falamos de veículos elétricos temos de nos perguntar se desejamos ficção científica ou se queremos ser ‘mainstream’. Podemos criar algo que não seja do agrado de alguém, por isso temos de satisfazer os gostos dos ‘millennials’ e da próxima geração de compradores de automóveis. Não são pessoas que gostam de automóveis, eles querem comprar uma outra coisa” aposta Luc Donckerwolke.

Olhando aos planos da Hyundai e da Kia para a mobilidade elétrica, serão 38 novos modelos a serem adicionados à gama atual até 2025, incluindo neste número 14 veículos puramente elétricos. A marca de luxo Genesis também está no rumo elétrico, sendo esperado em 2021 o seu primeiro andamento nesta área. Recordamos que os últimos lançamentos da Kia e da Hyundai, em termos de mobilidade elétrica, fora o Kia e-Soul e o Hyundai Kauai Electric. O e-Soul tem 201 CV e 392 Nm de binário e uma autonomia de 391 km.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)