Honda Civic Type R: mais 10 felizes felizardos…
Primeira unidade portuguesa do Honda Civic Type R já está entregue

Honda Civic Type R 2023 bate recorde do Nürburgring Nordschleife

By on 20 Abril, 2023

Veja o novíssimo 2023 Honda Civic Type R estabelecer um novo recorde para carros com tração dianteira em torno dos icónicos 20,8 quilómetros do Nürburgring Nordschleife na Alemanha.

O Honda Civic Type R de 2023 continua a receber prémios e distinções, sendo a mais recente, o facto de ter recuperado o recorde do Nürburgring Nordschleife. A 24 de Março de 2023, membros da equipa de desenvolvimento do Civic Type R completaram uma volta em 7m44,881s em torno do circuito alemão, apelidado ‘O Inferno Verde’ tornando-o no veículo de tração dianteira com especificação de produção mais rápido naquele traçado. Este tempo foi fixado no traçado revisto, agora mais longo (20,8 km), tal como definido pela gestão do circuito em 2019.

A alimentação do Tipo R é um potente motor de 2,0 litros turboalimentado de quatro cilindros que, na sua última iteração, produz 329PS (ou cv, cavalos-vapor, que são exatamente o mesmo) e 420Nm de binário. Emparelhado com uma transmissão manual de seis velocidades actualizada, é capaz de saltar de 0-100km/h em apenas 5,4 segundos e a uma velocidade máxima de 275 km/h.

O novo design do Civic Type R 2023 também contribuiu para o tempo recorde, com soluções aerodinâmicas altamente desenvolvidas tais como o ângulo da asa traseira de alto nível e elementos complexos do piso inferior que se combinam para gerar uma ainda mais força descendente.

Além disso, a distância entre eixos 35 mm mais longa, em comparação com o anterior Type R, e a suspensão traseira multilink estão emparelhadas com uma traseira significativamente mais larga para oferecer uma melhor estabilidade em curva em relação ao seu antecessor – e refinado através de testes repetidos tanto na Autobahn como no Nürburgring.

“O Civic Type R foi desenvolvido sob o conceito de ‘Ultimate Sport 2.0’, com o objectivo de ser o derradeiro modelo desportivo FWD, incutindo confiança e emoção aos condutores que ressoa no coração”, explica Hideki Kakinuma, Civic Type R Large Project Leader. “Desde o lançamento do Civic TYPE R em 2022, temos recebido numerosas respostas positivas a nível mundial, excedendo largamente as nossas expectativas, mas havia mais uma missão que tínhamos de desafiar – ser o modelo FWD mais rápido no Nürburgring.

“Seis anos após a geração anterior, atingimos uma nova dimensão na evolução do Tipo R e a paixão que lhe dedicamos. Para aqueles que já são proprietários do nosso último Civic Type R e para aqueles que são esperados proprietários, esperamos verdadeiramente que amem e desfrutem do Civic Type R”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)