Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

Honda acaba de revelar o próximo Civic e alguns dos planos para o futuro

By on 23 Março, 2022

Num evento global transmitido para todo o mundo, a Honda acaba de revelar a 11º geração do seu Honda Civic. O modelo mais conhecido da marca chegará ao mercado europeu exclusivamente com uma versão híbrida, além do Type-R.

A nova geração do Honda Civic está a caminho do mercado europeu, depois de já estar no mercado há mais de meio-século e de já terem sido comercializadas mais de 27 milhões de unidades em todo o mundo, separadas por dez gerações.

A próxima, no entanto, será um pouco mais importante e diferente. O próximo Honda Civic é o modelo que encerra o projeto de eletrificação total de toda a gama da Honda, exceção feita ao icónico desportivo Type-R (por enquanto). Isto, porque, além da opção desportiva, apenas estará disponível numa versão híbrida.

É um sistema semelhante ao que já conhecemos no Jazz e no HR-V, mas que conta agora com uma motorização a gasolina de dois litros (em vez da de 1,5 litros), além dos dois motores elétricos. Em conjunto, o sistema oferece uma potência máxima de 184 cavalos e um binário de 315Nm.

Quanto ao desenho da carroçaria, a marca quis alcançar um conjunto mais tradicional, mas não menos desportivo. Para isso, fez recuar a base do primeiro pilar e avançou o ponto mais elevado do tejadilho, de forma que a linha da carroçaria ficasse mais aproximada à de um coupé. Depois disso, há linhas que foram criadas para melhorar o visual do novo Civic, dando a ideia que as jantes têm uma dimensão maior, por exemplo.

O sistema de iluminação tem agora uma nova assinatura visual em LED, tanto na frente como nas óticas traseiras e a bordo, há muito mais equipamento, apesar das linhas mais limpas e despidas de arestas e traços desnecessários. No topo da consola central, por exemplo, está o novo monitor tátil com um interface redesenhado que conhecemos no primeiro contacto que tivemos com o novo HR-V e que representa um excelente avanço face ao modelo atual. E mesmo em frente ao condutor está o novo painel de instrumentos totalmente digital, com um grafismo mais moderno.

Além da nova geração do Honda Civic e até ao final de 2023, a marca nipónica ainda vai apresentar três novos SUV para a sua gama. O primeiro usa o concept e:Ny1 como base e está destinado ao segmento B-SUV, sendo, muito provavelmente, a versão totalmente elétrica do HR-V já anunciada para o próximo ano. Depois deste, também teremos a renovação do Honda CR-V, que além de uma atualização do sistema híbrido atual, será o modelo que vai estrear uma solução híbrida plug-in na marca. E finalmente, está também prometido um novo modelo para conviver com estes dois, destinado ao segmento C-SUV, e que também estará equipado com o sistema híbrido e:HEV.

A cereja no topo do bolo será a chegada da próxima geração do Honda Civic Type-R, que também promete novidades importantes e que conheceremos ao longo do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)