Carro elétrico da Apple? Líder da Volkswagen “sem medo”
CEO do Grupo Volkswagen revela nova “Mission T” para competir com a Tesla

Herbert Diess, CEO da VW, pede desculpa por tirada nazi

By on 15 Março, 2019

Não param os tropeços dos homens da VW nos seus próprios atacadores e, também, em alguma inépcia. Desta feita foi Herbert Diess, CEO do grupo Volkswagen que usou uma versão da frase nazista, bem conhecida dos campos de concentração “Arbeit macht frei”, dizendo num evento interno da Volkswagen, “Ebit macht frei”. A frase, em português, será mais ou menos “o lucro antes de juros e impostos irá libertar-te”. 

Esta era a frase em todos os campos de concentração nazis “O trabalho irá libertar-te”. O trocadilho de Herbert Diess, CEO do Grupo VW, “Ebit Macht Frei” não correu nada bem…

“Foi, na verdade, uma muito infeliz escolha de palavras e estou profundamente arrependido por o ter feito e peço desculpa por qualquer dor ou desconforto que possa ter causado.

Tudo aconteceu na quinta feira, quando falava perante centenas de gestores, num evento interno no cambito da conferência anual de apresentação de resultados. O comentário de Diess é profundamente infeliz, olhando para a história da VW.

O construtor alemão, recordamos, foi fundado pelo governo alemão em 1937 para produzir de forma massiva um carro acessível e foi gerido pela Frente Trabalhadora, uma organização nazi. As fábricas da Volkswagen foram redirecionadas para o esforço de guerra nazi, tendo o grupo VW ali as suas origens.

Herbert Diess, depois de pedir desculpa e mostrar arrependimento pelo que disse, explicou que “o que queria dizer é que marcas com maiores margens de lucro, têm maior liberdade dentro do grupo para tomar as suas próprias decisões. O meu comentário foi nesse contexto, mas reconheço que foi muito infeliz.” Reforçou a ideia que não teve nenhum outro objetivo com a frase e nem lhe passou pela cabeça que fosse mal interpretada. “A Volkswagen tem feito várias ações durante os últimos 30 anos que tornaram a empresa, os nossos colaboradores e eu próprio, conscientes da responsabilidade histórica da VW face ao Terceiro Reich” completou Diess.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)