Opel Grandland X Hybrid com tração dianteira à venda a partir de 46.725€
Opel Grandland X 1.2T Ultimate IntelliGrip – Ensaio Teste

Grandland X – Novo SUV Opel ‘ao vivo’ e a cores

By on 19 Abril, 2017

A Opel revelou o seu terceiro membro da família X, o novo SUV Grandland X, que se segue aos Mokka X e Crossland X. A apresentação ao público está reservada para o Salão de Frankfurt (14 e 24 de setembro), chegando ao mercado em outubro.

Compacto, apresenta linhas e proporções dinâmicas, com laivos de todo-o-terreno, com a marca a destacar o habitáculo 
espaçoso – com bancos em posição elevada – para passageiros e bagagem. Em termos de condução, o modelo conta com controlo de tração e ainda os sistemas de 
 travagem automática de emergência, deteção de peões e alerta de cansaço. Tem também faróis adaptativos AFL integralmente em LED.

Opel-Grandland-X-305586

Grandland X em pormenor 

Exterior: Em comparação com os irmãos Mokka X e Crossland X, o novo Grandland X é cerca de 20 centímetros mais comprido, totalizando 4,48 metros e tendo 1844 mm de largura e 1636 mm de altura. A carroçaria pode ser a duas cores, separando visualmente o tejadilho. A junção do tejadilho com a carroçaria é enfatizada pelo formato dos pilares C. A frente ostenta uma grelha proeminente em que assenta o logo da Opel, que por sua vez é enquadrado por duas aletas estilizadas que evoluem na direção dos faróis assumindo a forma de barras. O capot conta com o tradicional vinco longitudinal, a par das luzes duplas em forma de asa nos faróis. Na lateral, há uma inspiração de todo-o-terreno através dos arcos de rodas pronunciados no desenho dos guarda-lamas e das proteções laterais inferiores. Na traseira destacam-se os elementos de proteção típicos de um SUV mas é a largura da carroçaria – acentuada pelos faróis afilados e pelo volumoso pára-choques – que mais se destaca.

Opel-Grandland-X-305593

Interior: O painel de instrumentos e a consola central, com um generoso ecrã tátil no topo, estão alinhados com o condutor. A consola está dividida na vertical em três patamares distintos para facultar o acesso mais intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e chassis. A posição dos bancos é elevada, facilitando entradas e saídas, e melhorando a oferta em termos de visibilidade. A distância entre eixos de 2675 milímetros permite aumentar o espaço no habitáculo, que consegue acomodar confortavelmente até cinco ocupantes e respetiva bagagem. A bagageira tem capacidade de 514 litros, aumentando para 1652 litros com os bancos rebatidos.

Opel-Grandland-X-305591

Sistema de assistência à condução: Programador de Velocidade Adaptativo com deteção de peões e travagem automática de emergência; Alerta de Cansaço do Condutor; Assistência ao Estacionamento e Câmara 360. Tem um sistema de ‘Grip Control’ que permite incursões em terrenos mais difíceis. Com cinco modos diferentes de funcionamento, o sistema ajusta a distribuição de binário entre as rodas 1 Através do ‘booking.com’. Requer endereço de e-mail e cartão de crédito 2 Através do Parkopedia 3 dianteiras, permitindo ‘patinagem’ de uma roda se necessário, e altera o curso do acelerador e os pontos de passagem de caixa de velocidades automática.

Para um melhor conforto, os passageiros contam com bancos ergonómicos certificados pela AGR; o volante com aquecimento; bancos dianteiros e traseiros aquecidos e o portão da bagageira com abertura elétrica e sensor de pé, estão em evidência entre os elementos de conforto.

Opel-Grandland-X-305589

Conectividade: integra sistemas IntelliLink de informação e entretenimento, bem como o sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência. As baterias dos ‘smartphones’ podem ser recarregadas por indução, dispensando fios. O Grandland X apresenta faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) compostos integralmente por LED – funções como a Luz de Curva, Comutação Automática Médios/Máximos e o Nivelamento Automático garantem permanentemente a focagem ideal dos faróis para cada situação de condução.

André Duarte

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)