Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Governo italiano pode investir na Stellantis

By on 4 Fevereiro, 2024

Na sequência das declarações de Carlos Tavares, diretor executivo do grupo Stellantis, que disse que a Itália gastava menos do que outros países da Europa no desenvolvimento de veículos elétricos, o Ministro Adolfo Urso revelou que o governo italiano pode investir naquele grupo. 

Enquanto a Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni, criticou a aposta da Stellantis na produção em países mais baratos, Urso garantiu que “se [Carlos] Tavares defende que a Itália precisa de fazer o mesmo que a França, que aumentou o seu investimento ativo no Stellantis, então podem pedir”, acrescentando que a única diferença entre estes dois países, “é que eles [França] estão no capital social e nós não. Façam um pedido e podemos discuti-lo em conjunto”. 

O estado francês tem 6% do capital do grupo, com representação no conselho de administração, enquanto Itália não o tem, apesar da família italiana Agneli ser um dos maiores investidores, através da Exor. 

Já este mês, Itália anunciou estar a considerar colocar em marcha um plano ambicioso, no valor de 930 milhões de Euros, para ajudar a substituição de parte do parque automóvel nacional, um dos mais antigos da Europa. Em causa, estará o incentivo à aquisição de veículos elétricos por parte das famílias com menos poder de compra, trocando os seus automóveis movidos a gasolina e gasóleo, mas também a compra de automóveis produzidos internamente, neste caso, uma intervenção estatal de ajuda à indústria nacional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)