Aumento do IUC: que lógica há num carro que vale 2.000€ passar a pagar 300€ de imposto?
APDCA assume estar contra o aumento do IUC e sugere alternativas

Governo ‘deixa cair’ aumento do IUC para carros pré-2007

By on 15 Novembro, 2023

A pressão, e especialmente a petição de quase meio milhão de assinaturas resultou: o que estava previsto no Orçamento de Estado para 2024, quanto ao Imposto Único de Circulação (IUC), para as viaturas anteriores a julho de 2007, vai ficar sem efeito. O partido do governo decidiu anular a uma medida que desde a primeira hora todos perceberam ficar muito para lá do razoável.

A contrapartida é a subida máxima de 25 euros por ano, sendo que o partido do governo emitiu uma nota em que reconhecem que “o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade”.

Nestes casos, em que o carro é uma absoluta necessidade, acresce o facto de muitos cidadãos não terem meios financeiros para a substituição por um veículo mais recente. Assim, considera-se importante por uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica, retificar a proposta de OE neste sentido”, uma assunção lógica, cuja única estranheza é não ter sido percebida aquando da formulação da medida.

FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)