Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos
Gordon Murray Automotive: Revelados os nomes dos 25 chassis T.50s Niki Lauda, com referência portuguesa

Gordon Murray foi agraciado pela Rainha de Inglaterra como CBE

By on 31 Dezembro, 2018

Pelos serviços prestados ao desporto automóvel e ao automóvel, o sul africano Gordon Murray, foi agraciado pela Rainha de Inglaterra como “Commander of the British Empire” (CBE).

O brilhante engenheiro nascido na África do Sul e que desenhou o seu primeiro carro em 1967, juntou-se a Brabham Formula 1 Team de Bernie Ecclestone, como diretor técnico, conquistando dois títulos mundiais (1981 e 1983), mudando-se para a McLaren, onde como responsável técnico, a partir de 1988, ganhou três títulos consecutivos: 1988, 1989 e 1990.

Conseguiu 50 vitórias na Fórmula 1 e convenceu Ron Dennis a embarcar no seu sonho: construir um carro de estrada, nascendo, assim, a McLaren Cars Limited em 1988. E dos seus estábulos saiu um dos mais fabulosos carros até hoje construídos, o McLaren F1. A versão de competição ganhou dois Mundiais de Sport Protótipos e as 24 Horas de Le Mans de 1995. Gordon Murray esteve envolvido em vários projetos da McLaren Cars, o último deles o programa Mercedes SLR McLaren.

O conceituado engenheiro abriu a sua empresa de design e engenharia em 2005, a Gordon Murray Design Limited, sendo reconhecida por todos como uma empresa líder em design automóvel, com uma equipa de qualidade responsável por um dos mais inovadores e disruptivos processos de produção, o iStream.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)