Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford quer carro completamente autónomo em 2021

By on 18 Agosto, 2016

A Ford quer ter na sua gama um veículo de condução completamente autónoma em 2021. A marca americana pretende reproduzir na investigação da mobilidade inteligente o mesmo impacto social que teve a linha de montagem, com o Modelo T. Para Mark Fields, presidente da Ford, “estamos dedicados a colocar nas estradas um veículo autónomo que melhore a segurança e resolva os desafios sociais e ambientais de milhões de pessoas, não apenas daqueles que podem aceder a veículos luxuosos”.

De acordo com a definição da organização americana SAE (Sociedade de Engenheiros Automóveis), o carro irá cumprir os critérios de nível 4 para mobilidade autónoma, e não terá volante, pedais do acelerador ou travões. A ideia é que seja um veículo de grande volume, mas que em princípio será utilizado como automóvel partilhado (sem dono, com vários indivíduos a utilizá-lo) ou para uso comercial.

O futuro Ford autónomo exigiu por parte da Ford o investimento em vários parceiros técnicos, nomeadamente a Velodyne, encarregada de produzir os sensores do carro; a SAIPS, empresa de inteligência artificial, comprada pela Ford, que vai analisar automaticamente os dados obtidos pelos sensores relativamente ao ambiente local; a Nirenberg Neuroscience, cujo código serve como ponte entre os sistemas da Velodyne e SAIPS; e a Civil Maps, que irá criar mapas de alta resolução a três dimensões, servindo como base para o movimento do carro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)