Novo Fiat 600 Hybrid: Já disponível, a partir dos 23.950 euros
Homenagem ao legado: Apresentado o Fiat 500 Tributo Trepiuno Edição Limitada

FIAT celebra o 40º aniversário Panda 4×4 com edição limitada

By on 16 Junho, 2023

O FIAT Panda 4×4 foi lançado em 1983 e tornou-se num mito entre os entusiastas do pequeno, mas versátil automóvel. Para celebrar o seu 40º aniversário, a FIAT decidiu lançar uma nova edição especial limitada denominada “4×40°”. Uma edição de colecionador de apenas 1.983 unidades, homenageando o ano em que nasceu este ícone da marca italiana, mas que não estará disponível para Portugal.

A FIAT garante que a versão de aniversário dos 40 anos será “dedicada a todos aqueles que querem circular com segurança em estradas de terra batida e cobertas de neve, conduzindo um automóvel fiável e confortável”. 

Mantendo a agilidade e a fiabilidade que nos acostumou, o Fiat Panda 4×40° apresenta equipamento único, tanto no exterior como no interior. Na carroçaria, o Fiat Panda 4×40° apresenta uma pintura Ivory, realçada pelas jantes Style de 15″ de duas cores e pelos espelhos retrovisores pretos. A carroçaria exterior tem ainda molduras laterais pintadas com o logótipo 4×40° em vermelho, autocolantes comemorativos das silhuetas do Panda original e atual e o emblema 4×40° no pilar B. A cor de marfim é protagonista no interior, colorindo o painel de instrumentos e as inserções de toque suave nos bancos. Estes últimos são também embelezados com ícones comemorativos, o logótipo 4×40° no encosto do banco do painel superior, costura dupla vermelha e tecido reciclado nas inserções centrais.

Para além destes detalhes únicos, a edição limitada 4×40° também inclui as características específicas Cross, para aqueles que também utilizam o seu automóvel para explorar o ar livre. É complementada por faróis de nevoeiro dianteiros e DRL LED, ganchos de reboque dianteiros, barras de tejadilho pretas, que acentuam o seu aspeto desportivo. Está ainda equipado com rádio DAB de ecrã tátil de 7″ com CarPlay ou Android Auto, ar condicionado automático, espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, sensores de luz e de chuva e sensores de estacionamento traseiros.

O novo Panda 4×40° estará disponível apenas para Itália, França, Alemanha e Suíça.

40 anos de história

Desde o seu lançamento em 1983, foram apresentados ao público várias versões das três gerações do Panda 4X4. A primeira incluindo o Sisley e o Country Club entre 1987 e 1995; a segunda com o Cross em 2005, que contribuiu para o grande sucesso da gama Panda 4×4 graças ao seu estilo SUV; e, finalmente, a terceira geração, com o Novo Cross em 2014 e o PanDAKAR em 2017. Ou o Fiat Panda Trussardi lançado em 2019, o primeiro Panda a nascer da parceria entre a FIAT e uma casa de moda.

Uma lenda que também vive graças à sua comunidade fiel e apaixonada de proprietários de Panda 4X4 que, por exemplo, constituíram clubes e transmitem as suas aventuras nas redes sociais, contribuindo para a criação deste mito.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)