Mercado: Transferência de propriedade cresceu, mas continua abaixo de 2019
Mercado: Elétricos influenciam negativamente os números de março

Fabricantes de peças temem pela volatilidade do mercado

By on 17 Abril, 2024

A indústria europeia de peças automóvel enfrenta volatilidade e incerteza devido à flutuação da procura dos clientes e à pressão dos fabricantes para reduzir os custos.

Apesar destes desafios, os intervenientes na indústria estão cautelosamente otimistas e a definir estratégias para a transformação. No entanto, as projeções de rentabilidade são díspares, com 25% dos fornecedores a esperarem uma rentabilidade marginal ou negativa e apenas 37% a anteciparem uma rentabilidade superior a 5%.

Enquanto 47% esperam um crescimento das receitas em 2024, 31% prevêem um declínio. De um modo geral, as empresas estão a concentrar-se no aumento da eficiência, na otimização das cadeias de fornecimento e na procura de inovação para manter a competitividade no meio da turbulência.

74% a referiram as difíceis negociações de preços com os fabricantes como o principal desafio operacional. Seguem-se a redução da procura (52%), as perturbações na cadeia de abastecimento (24%) e a mudança de fornecedores para outros sectores (20%). Em resposta, 70% dos inquiridos dão prioridade ao envolvimento em renegociações comerciais com clientes OEM para compensar os custos de produção inflacionários.

O inquérito sublinha os desafios estratégicos para os fornecedores europeus do sector automóvel, incluindo a diminuição da competitividade da UE devido aos elevados custos de produção e à adoção mais rápida de tecnologias noutras regiões.

As previsões apontam para um crescimento modesto das atividades na China. Para enfrentar estes desafios, os fornecedores estão a concentrar-se na intensificação da afetação de recursos à I&D e à eficiência da produção. A otimização da conceção de materiais e componentes e os ganhos de eficiência na produção são considerados cruciais para a otimização da estrutura de custos.

Além disso, prevalecem as preocupações com a implementação dos requisitos dos fabricantes, o cumprimento dos objetivos de emissões e a abordagem dos objetivos de redução de CO₂. A contratação e o desenvolvimento de talentos qualificados, em especial engenheiros de software, também são identificados como grandes desafios, com muitos fornecedores a requalificarem proativamente a sua força de trabalho para satisfazerem as exigências futuras.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)