Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Fábrica de Ovar da Toyota Caetano Portugal vai produzir veículo usado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024

By on 4 Dezembro, 2023

Toyota vai fornecer soluções inclusivas de mobilidade elétrica dedicada aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, revelando dois produtos para transportar pessoas durante os eventos, sendo que um deles será produzido na fábrica de Ovar da Toyota Caetano Portugal. 

A Toyota, na qualidade de parceira mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC), revelou dois produtos de mobilidade inclusiva para transportar pessoas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, que se realizam no próximo ano. Serão usados Accessible People Movers (APM) e puxadores elétricos de cadeiras de rodas (e-puller) durante os Jogos para garantir o movimento, de forma sustentável e segura, de atletas e as suas famílias, funcionários, voluntários e espectadores.

O Accessible People Mover (APM) foi projetado para oferecer serviços de “quilómetro final” e transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade. Durante os Jogos, a Toyota terá em circulação cerca de 250 APM, para apoiar o transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a aldeia olímpica dos atletas. Entre as utilizações que serão dadas aos APM incluem-se o transporte de atletas, organizadores, voluntários e espectadores com deficiência ou com dificuldades de motricidade, incluindo utentes de cadeiras de rodas, assim como a deslocação de pequenos produtos durante os Jogos e assistência de emergência.

O APM é um veículo elétrico a bateria que foi concebido na Bélgica, pela Toyota Motor Europe e será produzido em Portugal na Fábrica da Toyota Caetano Portugal em Ovar. A produção de veículos está prevista para se iniciar em fevereiro de 2024. Estas unidades APM juntam-se aos autocarros Caetano Bus com pilha de combustível a hidrogénio também produzidos pelo Grupo Salvador Caetano em Portugal. Serão produzidos 250 unidades do APM que tem uma autonomia até aos 100 km, apresentando uma velocidade máxima de 20 km/h.

A Toyota co-desenvolveu o puxador elétrico de cadeiras de rodas (e-puller) para promover a sua visão de Mobilidade para todos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O puxador elétrico para cadeira de rodas converte uma cadeira de rodas mecânica clássica numa solução de mobilidade elétrica alimentada por bateria, proporcionando mais liberdade de movimentos aos utentes de cadeiras de rodas.

O puxador para cadeiras de rodas foi desenvolvido em conjunto com a startup de mobilidade austríaca Klaxon, uma empresa especializada na criação de produtos que ajudem as pessoas em cadeiras de rodas a mover-se com maior facilidade e autonomia.

Serão disponibilizados na Aldeia Paralímpica 50 unidades em mobilidade partilhada através da aplicação KINTO Mobility, para uso dentro da aldeia. Para poder utilizar o serviço, cada utente terá que encaixar um suporte na sua cadeira de rodas.

Na Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos pelo menos 150 unidades serão utilizadas pelos Comités Paralímpicos Nacionais, atletas e funcionários. A velocidade do puxador elétrico estará limitada durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos e quando estiver em uso na Aldeia Paralímpica. A sua autonomia média é de 25 km.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)