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Evolução do sistema i-Activsense nas gerações 2024 do Mazda3 e Mazda CX-30

By on 30 Novembro, 2023

As gerações de 2024 do Mazda3 e Mazda CX-30 partilham importantes reforços de segurança e uma clara evolução em diversas funções de segurança do sistema i-Activsense da marca. Condutor, passageiros, veículos e demais utilizadores das estradas são os principais beneficiários destas novas tecnologias, enquanto a App MyMazda apresentará novas funções e atualizações de cibersegurança.

Quando desenvolve um novo modelo, a Mazda integra-lhes um conjunto de novos elementos – de design, tecnológicos, mecânicos ou outros – que permitem, não só uma diferenciação face à anterior oferta, como e principalmente, o registo de um salto qualitativo nos conteúdos, numa maior aproximação às crescentes necessidades dos utilizadores e o cumprimento das cada vez mais exigentes regulamentações inerentes ao sector automóvel.

Por isso, o Mazda3 e do Mazda CX-30 de 2024 vão apresentar novidades, nomeadamente no que se refere ao conjunto de tecnologias de segurança, pacote agora ainda mais completo, traduzido na integração de soluções no sistema i-Activsense da Mazda. Permite-se, com isso, que os condutores se mantenham mais seguros e mais vigilantes, ajudando-os a evitar potenciais perigos ou a minimizar os danos de eventuais situações rodoviárias.

Destacam-se 4 funções de segurança activa que operam em conjunto, garantindo a máxima segurança a bordo: Distracted Driver Alert (Alerta de Distracção do Condutor), Autonomous Emergency Braking (Travagem Autónoma de Emergência), com evoluções significativas em condução noturna, uma maior precisão do sistema Intelligent Speed Assist (Assistência Inteligente à Velocidade) e melhorias do sistema Cruising & Traffic Support (Apoio à Velocidade de Cruzeiro & Trânsito).

A tecnologia Distracted Driver Alert (DDA; Alerta de Distração do Condutor) foi concebida para detectar o grau de atenção do condutor à estrada e sua envolvente. O sistema utiliza uma câmara de infravermelhos e sensores LED para analisar as expressões faciais e os movimentos oculares do condutor. Caso detete que o condutor não olha para a estrada durante um período prolongado, são emitidos dois alertas, um visual no painel de instrumentos e outro sonoro, alertando-o para a necessidade de prestar uma maior atenção ao volante. O sistema também deteta se o condutor está sonolento ou a adormecer, emitindo, também neste caso, alertas semelhantes.

Novidade nas gerações 2024 da gama Mazda3 (hatchback e sedan) e do SUV Mazda CX-30, o sistema Autonomous Emergency Braking (AEB; Travagem Autónoma de Emergência) noturno da Mazda é uma função de segurança concebida para ajudar os condutores a evitar colisões em condições de fraca luminosidade. Utilizando uma combinação de sensores de radar e da câmara, detecta obstáculos na estrada, à frente do veículo, operando mesmo no escuro. Com uma reação mais rápida do que a da sua geração anterior, caso o sistema detete uma potencial colisão com um peão, um ciclista ou um outro obstáculo, começa por alertar o condutor com avisos sonoros e visuais. Caso este não reaja, o sistema pode acionar automaticamente os travões para evitar ou reduzir a gravidade da potencial colisão.

O Mazda3 2024 e o Mazda CX-30 de 2024, são os primeiros modelos da Mazda a serem homologados de acordo com o novo Regulamento Geral de Segurança (GSR – General Safety Regulation) da União Europeia, disposições que levaram à atualização dos sistemas de segurança de ambos, num conjunto de soluções concebidas para ajudar os condutores a manterem velocidades seguras e a cumprir com as regras de trânsito nas suas diferentes deslocações. Entre outras, essa diretriz contém requisitos em termos da integração da tecnologia Intelligent Speed Assist (ISA; Assistência Inteligente à Velocidade), obrigando os veículos a apresentar ao condutor os limites de velocidade detetados pelo sistema de Traffic Sign Recognition (TSR; Reconhecimento de Sinais de Trânsito) da Mazda, avisando-os no caso de os mesmos serem excedidos. O mesmo atua assim que o limite de velocidade aplicável na via nesse momento se veja ligeiramente ultrapassado. O sistema recorre a uma câmara virada para a frente que deteta os sinais de limite de velocidade presentes na via, comparando-os com a velocidade real do veículo nesse preciso momento. De forma a cumprirem-se os requisitos por parte do legislador, a Mazda desenvolveu um processo de alerta de duas fases: verificando-se que o limite de velocidade identificado pelo Traffic Sign Recognition é excedido, é primeiramente emitido um aviso visual, destacado no painel de instrumentos e no Active Driving Display o limite de velocidade detectado, seguido de um outro aviso acústico, emitido durante alguns segundos.

Importa aqui destacar que a presente legislação permite que estes avisos sejam desligados pelo condutor, sob sua responsabilidade, mas obrigando a que os mesmos voltem a ficar ativos após cada nova ignição/arranque do veículo. 

O sistema Cruising & Traffic Support (CTS; Apoio à Velocidade de Cruzeiro & Tráfego) da Mazda é uma funcionalidade de segurança avançada que ajuda os condutores a manterem-se seguros e confortáveis durante viagens mais longas ou em situações de trânsito intenso. Foi concebido para fornecer apoio à aceleração, travagem e direção, especialmente em condições de condução com congestionamentos de trânsito. O sistema utiliza tecnologia de radar e câmara para detetar a posição dos demais veículos na estrada e consegue ajustar a velocidade em conformidade, de forma a manter distâncias de segurança. Adicionalmente, o CTS pode agora fornecer assistência à direcção (centragem na faixa de rodagem) até uma velocidade de 150 km/h, ajudando a manter o veículo centrado na sua faixa, menos cansativa tornando a condução em trânsito intenso.

O CTS também inclui o Adaptive Cruise Control (ACC; Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo) da Mazda com função Stop & Go, com capacidade para ajustar automaticamente a velocidade de ambos os modelos com base na velocidade da viatura que os precede. Se o carro da frente se imobilizar por completo, o ACC pode fazer com que o modelo Mazda também o faça, permitindo-lhe retomar o andamento assim que a viatura da frente se mover e o condutor sinalize a operação.A aplicação MyMazda oferece novas funcionalidades nas gerações 2024 do Mazda3 e do Mazda CX-30. Com esta app, os condutores podem encontrar, facilmente, o seu automóvel num parque de estacionamento lotado utilizando a função Vehicle Finder, trancar as portas remotamente com a função Remote Door Locking e receber notificações quando qualquer porta do veículo não estiver corretamente fechada. Além disso, a app pode ser utilizada para procurar destinos e enviar informações relevantes para o sistema de navegação de ambos os modelos, agendar e gerir marcações de manutenção e verificar o estado de saúde dos veículos. A função de Assistência em Viagem presta apoio em caso de avaria, enquanto as funções de Alerta de Roubo e de Alerta de Segurança ajudam a proteger o automóvel contra roubo e acessos não autorizados.

Ambos os modelos de 2024 foram alvo de importantes atualizações de cibersegurança, nomeadamente na protecção contra ameaças informáticas. O processo tornou o Mazda3 e o Mazda CX-30 mais seguros, assegurando a Mazda aos condutores a total confidencialidade e respeito pelas suas informações pessoais e à própria segurança dos seus veículos.

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