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Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

By on 6 Março, 2024

A tecnologia foi feita para nos ajudar e nos facilitar certas tarefas. Mas em alguns casos a tendência e complicar mais o que é fácil. É o caso dos botões digitais, uma tendência cada vez mais usada, menos apreciada que a Euro NCAP quer contrariar.

O Euro NCAP fornece informações aos consumidores sobre a segurança dos automóveis novos, através de um sistema de classificação de segurança de cinco estrelas para ajudar os consumidores, as suas famílias e as empresas a comparar mais facilmente os veículos e a identificar a escolha mais segura para as suas necessidades. A classificação de segurança é determinada a partir de uma série de testes de veículos, concebidos e efetuados pelo Euro NCAP. Estes testes representam, de forma simplificada, importantes cenários de acidentes reais que podem resultar em ferimentos ou mortes dos ocupantes dos veículos, ou de outros utentes da estrada. Uma má nota do Euro NCAP não vai retirar o carro da estrada, mas os consumidores estão cada vez mais atentos e na hora de comprar um ou outro modelo, a avaliação pode fazer a diferença.

O Euro NCAP, tenciona exigir a inclusão de botões físicos nos veículos que pretendam obter uma classificação de cinco estrelas, visando atenuar as distrações causadas por designs com ecrãs tácteis. Esta medida é uma resposta à tendência de dar prioridade às características de alta tecnologia no design automóvel.

Embora os ecrãs tácteis ofereçam uma estética futurista e vantagens em termos de redução de custos para os fabricantes de automóveis, colocam problemas de segurança ao exigirem que os condutores desviem a atenção da estrada. Os utilizadores de carros novos sabem que por vezes encontrar um botão especifico que é necessário no momento leva a distrações.

Para obter as melhores classificações de segurança, os fabricantes de automóveis têm de permitir que os condutores executem funções críticas utilizando botões físicos ou patilhas, tais como indicar direções, ativar luzes de perigo, utilizar a buzina, acionar os limpa para-brisas e ativar a função eCall SOS.

“Quase todos os fabricantes de veículos estão a transferir os principais controlos para ecrãs tácteis centrais, obrigando os condutores a desviar os olhos da estrada e aumentando o risco de acidentes por distração”, afirmou Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, ao The Times. “Os novos testes Euro NCAP, previstos para 2026, incentivarão os fabricantes a utilizar controlos físicos separados para as funções básicas de forma intuitiva, limitando o tempo em que os olhos ficam fora da estrada e promovendo, assim, uma condução mais segura.”

Este é um passo importante, pois pode colocar um travão na tendência exagerada de usar botões digitais. Os botões físicos, além de estarem sempre no mesmo sítio, tem uma sensação táctil que permite serem usados, sem o condutor desviar os olhos da estrada. O processo de conduzir um carro deve ser natural e intuitivo e tudo o que vá contra isso pode levar a distrações que se podem revelar catastróficas. A exigência de botões físicos pode ser uma boa medida para o futuro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)