5 mitos sobre as baterias dos carros elétricos
Como prolongar a vida do seu carro elétrico?

Estudos mostram impacto positivo dos carros elétricos no ambiente

By on 8 Abril, 2024

As vantagens dos carros elétricos começam a ser cada vez mais destacadas e apesar de haver alguma desconfiança sobre o seu impacto no ambiente, novo estudo mostra sinais positivos.

Um estudo desenvolvido na cidade de São Francisco, EUA, mostra uma redução das emissões de gases poluentes e de CO₂. Uma investigação publicada na revista Environmental Sciences & Technology refere uma diminuição das emissões de CO₂ de forma constante em 1,8 por cento por ano entre 2018 e 2022. As emissões dos veículos diminuíram 2,6% por ano nesse período.

A pandemia acabou por ter um impacto positivo neste estudo, permitindo aos cientistas da UC Berkeley entenderem as diferenças entre as fontes emissoras de poluição (camiões, veículos ligeiros e indústria). Estes são primeiros sinais animadores, mas Ronald Cohen, professor de química envolvido no estudo, referiu que para atingir o objetivo da Califórnia de emissões líquidas nulas até 2045, as emissões terão de diminuir 3,7% ao ano.

Há ainda muito trabalho pela frente, mas este tipo de estudos mostra os primeiros sinais de mudança e podem dar força a este tipo de políticas. No entanto, o grande problema continua a ser o acesso aos veículos elétricos, que apesar de dar sinais de abaixamento de preços, continuam acima da realidade financeira de muitos (saiba mais AQUI). Os sinais são animadores, mas as mudanças têm de ser ainda mais profundas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)