Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Estreia mundial do Audi SQ8 no Catar

By on 7 Outubro, 2023

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra, realizado no Catar, foi o palco da estreia mundial do Audi Q8, através do derivado SQ8, pouco antes de se iniciarem as vendas deste modelo. 

A Audi vai ainda mostrar o ‘Show Car’ do carro para a Fórmula 1 e ainda tem destaque no evento a gama e-tron 100% elétrica, juntamente com a linha de modelos como parte do seu programa de personalização Audi exclusive. Isto inclui o Audi RS e-tron GT e o Audi RS 7, entre outros.

Com um design ainda mais elegante, tecnologia avançada e estética exterior melhorada com uma nova frente e traseira, a Audi renovou o topo de gama da família Q. O SUV coupé de Ingolstadt inclui um novo para-choques, enquanto o pack exterior S line estará disponível como opcional. Pela primeira vez, a Audi disponibiliza opcionalmente o Q8 SUV com faróis HD Matrix LED, com laser. Estes faróis incluem luzes diurnas digitais e assinaturas de luz selecionáveis. As luzes traseiras OLED digitais com quatro assinaturas, completam a vasta gama de luzes. A nova oferta de jantes, cores exteriores, inserções decorativas e bancos com costuras em contraste, serão elementos que marcam o novo aspecto visual do Q8.

A gama de motores começa com o 50 TDI quattro, uma versão com 210 kW (286 cv) e 600 Nm de binário, que possibilita ao SUV acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 241 km/h. O novo Q8 estará também disponível com duas motorizações PHEV; o motor 55 TFSIe com 290 kW (394 cv) e o 60 TFSIe com 360 kW (490 cv). O lançamento destas motorizações está previsto para o segundo trimestre de 2024.

Enquanto isso, o Audi SQ8 com motor V8 TFSI a gasolina impressiona com um spoiler redesenhado no para-choques dianteiro, bem como uma proteção inferior de aparência desportiva à frente e um expressivo difusor na traseira. A grelha Singleframe, destaca-se com as linhas verticais em forma de L e um design em favo de mel, bem com as entradas de ar de maior dimensão. O SQ8 apresenta um visual desportivo em alumínio para as caixas dos espelhos retrovisores exteriores e para as inserções na grelha Singleframe, bem como para o contorno das entradas de ar laterais. O mesmo esquema de cores é também utilizado para o revestimento da saia lateral. Os pacotes Visual Black e Visual Black plus também podem ser encomendados para o SQ8 TFSI1.

O SQ8 TFSI é equipado com o motor 4.0 TFSI com 373 kW (507 cv) e 770 Nm de binário, com sistema tiptronic de oito velocidades e tração integral permanente quattro. Com este motor, o SQ8 TFSI acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h. A baixa e média aceleração – de 160 a 250 Nm e entre 950 e 2.500 rpm com uma exigência de binário máximo de 145 Nm – o sistema desativa uma série de cilindros, desligando a injeção e a ignição e fechando as válvulas de admissão e de escape. O processo de comutação demora apenas milissegundos e passa praticamente despercebido ao condutor. No modo de quatro cilindros, os pontos de funcionamento dos cilindros ativos mudam para uma carga mais elevada, o que aumenta a eficiência térmica, enquanto os cilindros desativados seguem o mesmo caminho, essencialmente sem perdas. Quando o condutor carrega no pedal do acelerador, os cilindros desativados são imediatamente reativados.

O lançamento no mercado do Audi Q8 acontece ainda em 2023. Os preços do 45 TDI quattro2 começam nos 86.700 euros, enquanto o 50 TDI quattro3 custa 89.700 euros. O 55 TFSI quattro4 custará 89.900 euros, enquanto o preço do SQ8 TFSI1 começa nos 119.500 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)