Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Estado totalmente com “veículos elétricos” até 2035

By on 4 Agosto, 2023

O Governo Português tem novas regras que pretendem delinear a aquisição de veículos para o Estado e o objetivo passa por converter os mais de 25 mil veículos que servem todo o tipo de instituições do Estado, quer sejam ministérios, institutos e empresas públicas, forças de segurança, sejam totalmente elétricos.

É um trabalho ciclópico, apesar do prazo ser de 12 anos, até 2035, mas a verdade é que neste momento 73% das viaturas ao serviço do Estado têm motor a gasóleo, 23% a gasolina e somente 4% têm energia elétrica, desconhecendo-se se falamos de híbridos, híbridos plug-in ou carros totalmente elétricos.

O despacho conjunto dos ministérios das Finanças e do Ambiente e da Ação Climática, emanando na passada 3ª Feira refere que apenas podem ser objeto de compra veículos com motorização 100% elétrica.

Pelos vistos, há quem perceba minimamente de automóveis entre quem ‘despachou’, já que há compreensíveis exceções que permitem a aquisição de veículos com motorizações híbridos ‘plug -in’, híbridos ou a gasolina.

Significa isto que alguém que sabe como funciona por exemplo a agenda dos Ministros ou Secretários de Estado, estar no local X às ‘tantas’ horas e ter que estar noutro local Y poucas horas e várias centenas de quilómetros depois não se coaduna com a autonomia de muitas baterias de carros elétricos. Daí os híbridos, ou híbridos plug-in.

Resumidamente, vai ser muito mais apertada a escolha da tipologia de carros, pelo que foram repensados os critérios em vigor da composição das frotas. Agora é tempo de atualizar e corrigir. No despacho lê-se ainda:

“…tornar a política do PVE mais consentânea com o compromisso assumido por Portugal de atingir a neutralidade carbónica até 2050, que apresenta estabelecidas metas de redução das emissões nacionais de gases com efeito de estufa de 55 % até 2030, devendo o setor dos transportes contribuir com uma redução de 40% face a 2005”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)